"Novo Olhar" e ações municipais em SJB
26/05/2017 18:43 - Atualizado em 26/05/2017 18:43
O projeto “Novo Olhar”, executado pela Fundação Leão XIII, numa parceria entre Prefeitura de São João da Barra e secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), disponibilizou 500 óculos e 200 isenções de 2ª via de certidão de casamento, nascimento, óbito, identidade e casamento civil, nesta sexta-feira (26), no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira. Esta é a segunda vez, apenas neste mês, que o município recebe o projeto. A primeira, em 6 de maio, numa articulação do deputado estadual Bruno Dauaire (PR). Agora, articulado pela prefeita Carla Machado (PP) com o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB). Tendo em vista o sucesso do evento e a grande procura pelo atendimento, Carla solicitará a Pudim um novo requerimento junto à Sectids para retorno ao município do projeto.
— Nosso foco é atender a população e não desistiremos de buscar alternativas pra beneficiar os sanjoanenses com projetos tão importante como esse de doação de óculos — disse a prefeita, confirmando para dia 19 de junho, das 9h às 12h, o mutirão de isenções de 2ª via de diversos documentos na Subprefeitura, em Sabonete, e das 10h às 12h, no Ciep-265, no Centro, a entrega dos 500 óculos.
O aposentado Sidonio Xavier de Azevedo, 90 anos, morador do Açu, foi um dos beneficiados pelo projeto Novo Olhar. “Moro de aluguel, tenho uma despesa grande por mês e estou com dificuldade financeira em meio à crise. Se não fosse esse projeto não teria como pagar consulta médica, exames e óculos”, declarou Sidonio.
Segundo a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de SJB, Cláudia Falcão, a ação “foi fundamental para proporcionar qualidade de vida às pessoas que possuem alguma deficiência visual e não têm condições de arcar com os exames e os óculos e, também, com custo para retirada de segunda via de documentos”.
O deputado estadual Geraldo Pudim esteve no evento. “Sabemos da importância desse projeto para a população e a prefeita pode ter certeza que estaremos solicitando junto ao Estado o retorno dele ao município”, disse Pudim.
Atendimento oftalmológico — A subsecretária de Saúde de SJB, Keth Miranda, ressaltou que o município passará a oferecer o atendimento ambulatorial especializado em oftalmologia, a partir de 6 de junho, na Policlínica, além dos exames de mapeamento de retina e tonometria. “A meta inicial é disponibilizar exames que possamos avaliar todo o fundo do olho e suas estruturas e a medição da pressão interna do globo ocular”, enfocou Keth, que está estudando a viabilidade de disponibilizar outros exames.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]