Pudim participa de debate, em Brasília, sobre direitos de angolanos refugiados
19/05/2017 15:31 - Atualizado em 19/05/2017 15:31
Para retomada do debate sobre a regularização documental de cidadãos angolanos que entraram no Brasil como refugiados, representantes da Embaixada de Angola e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) voltaram a Brasília para uma série de audiências. Iniciando os trabalhos, o grupo se reuniu na manhã da quarta-feira (17) com o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme. "Essa oportunidade é única, pois o Brasil tem a chance de demonstrar ao Mundo o quanto é sensível as questões humanitários".
Para o Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosario de Ceita, "a Comunidade Angolana aguarda com muita ansiedade que o Acordo Bilateral entre Brasil e Angola seja assinado e posto em prática, pois muito há o que resgatarem, esses angolanos que para cá vieram em um momento de dificuldade em suas vidas por conta da guerra".
Pela tarde, o grupo visitou a Câmara dos Deputados, e apresentou na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, à presidente Bruna Dias Furlan (PSDB-SP) e a deputada Rosângela Gomes (PRB- RJ), estudos que apontam a necessidade de se ter uma solução para o caso, que se originou há 40 anos. Durante a visita de sensibilização, as deputadas demonstram-se favoráveis a causa e disseram que ajudarão a encontrar a melhor saída para resolução da demanda. “Ninguém foge de seu país porque quer. Sai na esperança de recomeçar e reconstruir a vida com dignidade. Temos que proporcionar isso”, afirmou Bruna.
Rosângela reforçou a fala da parlamentar e enalteceu o fato de o país ser reconhecido pela característica de acolhedor. “Esse é o momento ideal para discutir esse tema, já que o Brasil está à frente da presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o projeto da nova Lei de Migração está para ser sancionada”, frisou.
A primeira minuta do acordo bilateral, elaborada pelo Consulado de Angola no Rio de Janeiro, será apresentada ao Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB-SP), em agenda para as próximas semanas.
“O mundo está discutindo a questão dos refugiados. Então, devolver essa cidadania é extremamente importante para demonstrar que o país está fazendo seu papel para ajudar a resolver esse problema”, finalizou o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB-RJ). Também estiveram presentes nos encontros integrantes da Embaixada e do Consulado de Angola no Rio de Janeiro; o assessor de Relações Institucionais da Primeira Secretaria da Alerj, Nayt Junior, e o Executivo, Leandro Nunes.
A comitiva tinha agendado para esta quinta-feira (18), o encontro com o presidente da República, Michel Temer. Com as denúncias envolvendo Temer a agenda foi adiada, uma nova data estará sendo marcada para as próximas semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]