TSE decide: Jorge Rangel, Kellinho, Linda Mara, Miguelito, Ozéias e Thiago Virgílio serão diplomados
16/05/2017 22:01 - Atualizado em 16/05/2017 22:45
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou na noite desta terça-feira (16) a medida cautelar que impediu a diplomação, minutos antes da cerimônia em 19 de dezembro, dos eleitos Jorge Rangel (PTB), Kellinho (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB) e Thiago Virgílio (PTC). A decisão foi unânime. Com o diploma, eles que já foram condenados em Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) decorrentes da Chequinho tentarão recorrer das decisões no exercício do cargo de vereador. No mesmo recurso, a Corte autorizou o ex-governador Anthony Garotinho (PR) a falar sobre a Chequinho. Ele estava proibido também por medida restritiva.
A expectativa agora é pela dança da cadeiras na Câmara. Álvaro Oliveira (SD), Joilza Rangel (PSD), Luiz Alberto Neném (PTB), Carlos Alberto Canaã (PTC), Cabo Alonsimar (PTC) e Geraldinho de Santa Cruz (PSDB) tomaram posse no lugar dos não diplomados. Posteriormente, outros condenados nas Aijes — Jorge Magal (PSD), Roberto Pinto (PTC), Thiago Ferrugem (PR) e Vinicius Madureira (PRP) — foram afastados do Legislativo e entraram Roberta Moura (PR), Josiane Morumbi (PRP) e Beto Cabeludo (PTC).
Juristas afirmam que a tendência é que o recurso concedido aos seis não diplomados sejam estendidos aos outros afastados. Assim, a composição da Câmara passaria a ser, em breve, a determinada pelo resultado das urnas em 2 de outubro, exceto Cecília Ribeiro Gomes (PTC), que perdeu a cadeira com a validação dos votos, também pelo TSE, do já empossado Marcos Bacellar (PDT).
Vale lembrar que os desdobramentos do caso continuam na Justiça, inclusive com novas ações eleitorais e penais em breve. Nas eleitorais, inclusive, já houve condenação mantida até em segunda instância.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]