Interlocutor
26/04/2017 11:04 - Atualizado em 08/05/2017 14:17
Interlocutor
Desde que Rafael Diniz (PPS) assumiu a Prefeitura, o deputado federal Paulo Feijó (PR) deixou claro que, apesar de fazer parte do partido de Garotinho, não deixaria de ser um interlocutor do prefeito com o Governo Federal. E tem cumprido o que prometeu. Ele tem acompanhado de perto os procedimentos para que os imóveis pertencentes à Ferrovia Centro Atlântica (FCA) sejam cedidos à Prefeitura para abrigar secretarias ou outros órgãos do governo municipal.
“Custo zero”
Na última segunda-feira, um inventariante da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) esteve vistoriando os imóveis. O deputado destacou que a equipe analisou toda a área disponível dos imóveis para apresentar ao prefeito Rafael Diniz. Feijó ressaltou ainda que esses imóveis são um verdadeiro tesouro e representariam, neste momento de crise, uma enorme economia para a municipalidade que paga aluguel para abrigar várias secretarias e demais órgãos: “Essa parceria é a custo zero para a Prefeitura”.
Redução de 70%
E por falar em economizar, medidas já adotadas pelo governo Rafael têm conseguido a diminuição de gastos. Exemplo disso aconteceu no Teatro Municipal Trianon, sede da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), onde o consumo de água de um mês para o outro foi reduzido em 70% . A conta de R$ 18.332,68 de março foi reduzida para R$ 5.624,98 no mês de abril. A redução veio da descoberta e reparo de um grande vazamento, solucionado por funcionários da própria Fundação.
Charge do dia
Charge do dia 26-04-2017
Charge do dia 26-04-2017/
Socorro ao RJ
Aos poucos, o Governo do Rio vai conquistando em Brasília algumas vitórias que podem tirar o Estado do buraco. Ontem, a Câmara Federal manteve a possibilidade de privatização de estatais dentro do projeto que dá um socorro financeiro aos estados mais endividados. Os deputados rejeitaram por 285 votos a 143 votos, além de três abstenções, um pedido do PT para que esse trecho fosse retirado da proposta.
De perto
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, comemorou o resultado e acompanhou, de dentro do plenário da Câmara, a votação dos demais empecilhos colocados pela oposição. Pela proposta, os estados ficam autorizados a promover a privatização de empresas do setor financeiro, de energia, de saneamento, entre outros, como pretende fazer o Rio com a Cedae.
Severas medidas
A Assembleia Legislativa (Alerj) já havia aprovado em fevereiro a lei que autoriza a privatização da companhia, mas dependia da votação na Câmara. O projeto da renegociação das dívidas dos estados é fundamental para o Rio de Janeiro e outros estados em dificuldades financeiras. O projeto permite ainda a eles a suspensão por três anos (prorrogáveis por mais três) do pagamento das dívidas junto à União. Mas, para isso, eles têm que cumprir severas medidas de ajuste fiscal.
Bullying
No Brasil, aproximadamente um em cada 10 estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. Os números fazem parte do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, dedicado ao bem-estar dos estudantes. O relatório é baseado na resposta de adolescentes de 15 anos que participaram da avaliação. Em comparação com os demais países avaliados, o Brasil aparece com um dos menores “índices de exposição ao bullying”. Em um ranking de 53 países com os dados disponíveis, o Brasil está em 43º.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS