Coisas da política
20/04/2017 22:38 - Atualizado em 28/04/2017 12:55
Ponto Final
Ponto Final / Reprodução
Coisas da política
Tem suplente da Câmara de Campos na expectativa para assumir logo uma das quatro vagas ainda em aberto, já que a quinta foi ocupada ontem pelo vereador Marcos Bacellar (PDT), após retotalização dos votos. Apesar de ter sido Thiago Godoy (PR), aliado de Garotinho, que tentou barrar Bacellar na Câmara, ontem, enquanto o pedetista era empossado, o ex-subsecretário de Governo ligava para Rodrigo, filho do próprio Bacellar. A intenção de Godoy era que Rodrigo fosse ponte para contato com Marcão Gomes (Rede), presidente da Casa. Suplente dos vereadores afastados na Chequinho, na qual é réu também, queria saber se tomaria posse ontem.
Situação complicada
Réu cinco vezes em três operações diferentes (Lava Jato, Janus, desdobramento da Lava Jato, e Janus), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê sua situação na Justiça piorar ainda mais. Primeiro foram as delações da Odebrecht, com menções ao seu nome. Antes delas serem reveladas, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht confirmou que Lula era o “Amigo” nas planilhas com registro de dinheiro irregular. Agora, quem entregou o ex-presidente foi Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.
Destruição de provas
Também em depoimento a Sérgio Moro, Léo Pinheiro disse que Lula pediu para ele destruir provas que pudessem fazer referência ao suposto pagamento de propina ao PT. A oitiva do empreiteiro foi feita na ação penal sobre a compra de um apartamento triplex no Guarujá (SP) pelo ex-presidente, fato investigado na Lava Jato. Pinheiro está negociando acordo de delação premiada, mas os termos ainda não foram fechados com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Triplex no Guarujá
Léo Pinheiro ainda confirmou que a customização do apartamento no Guarujá foi feita por solicitação de Lula e da ex-primeira dama Marisa Letícia. Pinheiro disse que foi orientado pela direção da empreiteira, durante a construção do edifício, que o imóvel era destinado para a família de Lula e confirmou que o triplex nunca foi colocado à venda pela OAS. A defesa de Lula nega todas as acusações. Entre petistas, o ex-presidente, apesar de todos as acusações e processos que enfrenta, é forte nome para disputar a sucessão presidencial.
O transporte público de Campos sem dúvida foi um dos problemas herdados pelo governo do prefeito Rafael Diniz (PPS) e precisa ser revisto para ontem. O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) já começou a debater a implantação de um novo modelo de bilhetagem no transporte público do município com representantes da empresa Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente e de empresas do transporte rodoviário. A proposta é melhorar todo o sistema e levar maior satisfação, confiabilidade e comodidade ao usuário.
De saída
Nome conhecido na política campista quando assuntos chegam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Luciana Lóssio deixa a Corte Eleitoral no dia 5 de maio. Seu substituto, já foi nomeado. A cadeira será ocupada pelo jurista Tarcísio Vieira de Carvalho. A nomeação, assinada pelo presidente Michel Temer, foi publicada no Diário Oficial de ontem.
No bolso
Os preços dos combustíveis devem ficar mais caros nas bombas nos próximos dias. A Petrobras decidiu elevar, a partir de hoje, o valor do diesel nas refinarias em 4,3% e da gasolina em 2,2%. Se o ajuste for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 2,9% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina, 1,2% ou R$ 0,04 por litro, em média.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS