Manifestantes fecham rua em Mato Escuro
Julia Beraldi 25/04/2017 10:26 - Atualizado em 26/04/2017 13:02
Reprodução
Manifestação em Mato Escuro / Reprodução
Manifestantes fecharam uma rua de Mato Escuro, em São João da Barra, em protesto à possibilidade de fechamento do posto de saúde que funciona na localidade. Cerca de 40 moradores colocaram fogo em pneus e pedaços de madeira e interditaram a passagem de qualquer tipo de veículo na avenida principal. A manifestação começou por volta das 6h desta terça-feira. Em seu perfil em uma rede social, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), informou que “de forma alguma a população do 5º distrito ficará desassistida”.
A manifestante Graciete dos Santos contou que a justificativa apresentada aos moradores é que o local não tem um número suficiente de população para continuar o funcionamento na unidade. “A emergência não atende só as pessoas de Mato Escuro. Atende localidades vizinhas como Água Preta, Bajuru, Azeitona, Sabonete e Campo de Areia”, defendeu.
No Facebook, a prefeita Carla Machado deu a seguinte declaração: “De forma alguma a população do 5º distrito ficará desassistida, estamos otimizando os serviços oferecidos para melhor atender a todos dentro do cenário de endividamento que atravessamos. Foram muitas as irresponsabilidades praticadas na gestão anterior. Os serviços de saúde que deixaram de existir no governo passado estão sendo reativados. Medicamentos não tinham, ambulâncias sucateadas, emergência na sede fechada, dívidas com todos hospitais conveniados e com fornecedores, salários dos profissionais sem serem pagos, etc. Hoje as gestantes têm seus filhos aqui, cirurgias estão acontecendo na Santa Casa que reabrimos e as emergências tem funcionado devidamente”.
Segundo notícia veiculada no site oficial da prefeitura, uma unidade da Clínica da Família “será instalada onde funciona atualmente o Posto de Urgência da localidade de Mato Escuro e terá médicos em várias especialidades, sendo capaz de atender toda aquela região do município. A previsão é de que entre em funcionamento no mês de junho”.
De acordo com a Prefeitura de São João da Barra, com a mudança, o atendimento de urgência e emergência será reforçado no Posto de Urgência do Açu. Em Mato Escuro, além da Clínica da Família, continuará funcionando a unidade do Programa Saúde da Família, que vem recebendo investimentos da Prefeitura.
— Temos dados mostrando que em Mato Escuro a demanda não é suficiente para a emergência. Optamos, portanto, em manter a emergência no Açu e uma ambulância ficará disponível em Mato Escuro para necessidade de remoção. São medidas que representam um avanço para o quinto distrito, que terá uma Clínica da Família — destacou o secretário de Saúde, Godofredo Gomes de Sá, em matéria no site oficial da Prefeitura de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS