GAM já atendeu 180 solicitações neste ano
29/04/2017 15:41 - Atualizado em 30/04/2017 14:46
O Grupamento Ambiental do Município (GAM) atendeu, só este ano, 180 solicitações entre resgate de animais silvestres, soltura, apoio a vacinação e verificação de maus tratos. As informações são do comandante do GAM, o biólogo Sávio Tatagiba. Ele afirma que já são 52 solicitações a mais se comparado ao mesmo período do ano passado. Só no mês de março, foram 55. O GAM é um departamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e, atualmente, está sediado no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Este ano, foram resgatados 59 animais silvestres: 21 em janeiro, 21 em fevereiro e 17 em março. Entre os 17 animais silvestres, resgatados em março, cinco são jiboias, três gambás, um tamanduá mirim, um gavião carijó, três marrecos, dois bicos de lacre, um canário da terra e um quero-quero. “Foram soltos 12 animais silvestres: as jiboias, os gambás, o tamanduá mirim, o canário da terra e os bicos de lacre”, disse o biólogo, lembrando que os demais ficam em tratamento no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Uenf até que estejam aptos para serem devolvidos à natureza.
De acordo com as estatísticas do GAM, foram 59 solicitações em janeiro, 66 em fevereiro e 55 em março. Entre os animais resgatados, o comandante do Grupamento Ambiental destaca o crescimento do número de jiboias resgatadas.
— Já são 20 cobras jiboias resgatadas nesses três meses. A média por ano é de 23. Nossa região já é de ocorrência natural desses répteis, mas o que pode ter elevado esse número é a maior conscientização da população em não matar esses animais, como acontecia antes da criação do GAM, o que é crime ambiental, aliado à confiança que a população tem hoje no trabalho do Grupamento — destaca Tatagiba, lembrando que o Grupamento Ambiental completa cinco anos em junho.
O Grupamento Ambiental foi criado para defesa do meio ambiente e, em situações de desrespeito, atua com base na Lei de Crimes Ambientais, que considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização de órgão competente.
Denúncias podem ser feitas ao Grupamento Ambiental, através pelos telefones (22) 2748-6225 (das 8h às 17h) ou por WhatsApp, no número (22) 98175-0758. “Atualmente, a base do Grupamento Ambiental está na Uenf pela parceria entre a universidade, o Nepas, o Hospital Veterinário e o GAM, além de favorecer a logística com os animais”, informa o comandante do GAM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS