Ações voltadas para idosos em destaque
Mário Sérgio Junior 29/04/2017 13:34 - Atualizado em 01/05/2017 12:00
As políticas públicas voltadas para o idoso, no governo Rafael Diniz (PPS), tem ganhado destaque nos últimos meses. A superintendência dos Direitos do Idoso tem realizado inúmeras atividades com a dita Terceira Idade, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Na última semana, o município assinou, junto com a deputada federal Cristiane Brasil, os protocolos de intenção de três emendas que serão destinadas a projetos de várias áreas, inclusive dos idosos.
No mês de março, a superintendência iniciou, em parceria com alunos do curso de educação física do Instituto Superior de Ensino do Censa (Isecensa), mais um programa da rede de proteção social para o envelhecimento ativo e saudável. O projeto consta de uma sessão de testes cognitivos e físicos com 40 idosos do Clube da Memória da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, antigo Clube da Terceira Idade, que não praticam atividades físicas. Durante os testes foi avaliado o efeito da extensão da técnica de otimização e atividade cerebral associada a atividades físicas. A segunda fase no projeto foi realizada neste mês.
Ao longo dos meses, a superintendência dos Direitos do Idoso também melhorou a marcação de consultas na Casa da Convivência, passou a oferecer curso de inglês e diversas outras ações. A superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, afirmou que as políticas públicas que foram projetadas para garantir um envelhecimento ativo e saudável já estão sendo realizadas.
— Os polos da superintendência dos Direitos do Idoso estão todos abertos e funcionando. Quando nós encontramos esses locais, eles se encontravam em uma situação que privilegiava a doença em detrimento da saúde. Apesar de não estarmos ligados à secretaria de Saúde, o tema bem estar e qualidade de vida fazem parte da política pública em ação atualmente no município, que atende mais de 50 mil idosos — chegou a afirmar Heloisa Landim.
O prefeito Rafael Diniz enfatizou a importância do trabalho realizado pela equipe da superintendência dos Direitos do Idoso. “Quando fui vereador sonhava em dar qualidade de vida aos nossos idosos. Na maioria das vezes, infelizmente, a classe política por só pensar em voto se esquece de uma classe que não tem a obrigação de votar. Tudo que nosso município tem hoje é porque alguém construiu e esse alguém é o nosso idoso, que merece nosso respeito e valorização”, disse.
Parceria com Cidac para diagnósticos
A equipe da Superintendência dos Direitos do Idoso participou de um treinamento promovido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) na última sexta-feira. A capacitação teve como tema as planilhas de atendimento das ações dos núcleos. Pelo novo sistema, cada polo preencherá suas informações online, que vão ficar à disposição da superintendência para planejamento de futuras ações.
De acordo com a superintendente Heloisa Landim, o novo sistema, inédito na superintendência, começa a ser usado nesta terça-feira e dará possibilidade à equipe de uma gestão mais rápida e eficiente da rede de proteção social aos idosos.
— Essa parceria entre a superintendência e o Cidac é uma inovação na gestão pública municipal. O novo sistema vai quantificar o número de atendimentos diários por polo e por atividade. Por meio dele, por exemplo, vamos poder identificar quantos idosos fazem atividade física em cada polo. É uma nova ferramenta que estaremos usando e que nos facilitará em futuras ações — ressaltou Landim que acrescentou ainda que essa é mais uma das metas do plano de governo.
Heloísa enfatiza ainda que o maior objetivo da superintendência é potencializar ao máximo a atividade para o idoso buscando uma aproximação com a comunidade e dando clareza ao quantitativo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS