Saúde no trabalho é destaque de evento
28/04/2017 21:52 - Atualizado em 30/04/2017 14:44
O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho foi lembrado, em Campos, dando início à programação de eventos da Semana do Trabalhador que segue até o dia 5 de maio. Na manhã desta sexta-feira, o Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST) montou uma tenda no pátio da secretaria de Saúde, onde equipes de Segurança do Trabalho da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram um trabalho de orientação e conscientização sobre Engenharia e Segurança do Trabalho, além da importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Segundo a coordenadora do PMST, Renata Juncá, a maioria dos acidentes de trabalho é evitável. “A importância de trabalhos de conscientização é justamente fornecer informações aos trabalhadores sobre a importância de estarem protegidos para evitar acidentes. Segundo dados que levantamos, a falta do EPI é uma das principais causas de acidente de trabalho”, ressaltou.
De acordo com estatística montada pelo Programa, com base em dados de 2016, a maior parte dos acidentes de trabalho ocorre com trabalhadores da construção civil, seguido dos que atuam no comércio e prestadores de serviço. A maioria dos acidentados é homem entre 20 e 40 anos. A estatística mostra ainda que 70% dos acidentes são típicos dos locais de trabalho dos acidentados e 30% são acidentes de trajeto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS