Hemocentro faz coleta de doações na Pelinca
Paula Vigneron 27/04/2017 13:38 - Atualizado em 27/04/2017 13:38
  • Unidade Móvel do Hemocentro

    Unidade Móvel do Hemocentro

  • Unidade Móvel do Hemocentro

    Unidade Móvel do Hemocentro

  • Unidade Móvel do Hemocentro

    Unidade Móvel do Hemocentro

O Hemocentro Regional continua com campanha para doação de sangue. Nesta quinta-feira (27), o ônibus de coleta permanecerá, até as 15h, na Avenida Pelinca, em frente ao Banco do Brasil. As atividades começaram às 8h. Até o início desta tarde, 17 pessoas haviam passado pelo local para doar sangue. O número ainda está abaixo do esperado para o banco do Hospital Ferreira Machado (HFM), responsável pelo abastecimento de Campos e outros municípios da região.
Hematologista da unidade de coleta móvel, Daniela Tudesco afirmou que a expectativa de doações para esta quinta-feira é de 40 bolsas de sangue. Caso atinja a quantidade ideal e a sede do Hemocentro receba a mesma quantia, o objetivo será alcançado.
— O estoque está muito baixo, principalmente por conta das vacinações contra a febre amarela e a gripe. As pessoas vacinadas devem ficar sem doar por um tempo. E a vacinação em massa, afeta o serviço de coleta — comentou a médica.
Antes do procedimento para coletar sangue, o doador passa por uma consulta de avaliação. Nela, são feitos exames, aferição de pressão e pesagem. Segundo as regras para doar, o interessado deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, não ingerir alimentos gordurosos até três horas antes da doação e portar documento de identificação. É necessário, também, ter entre 16 e 65 anos. “Caso seja a primeira vez, o doador deve ter até 60 anos”, destacou Daniela.
Para atingir uma cota de bolsas de sangue que seja ideal para abastecer Campos e região, o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado deve receber, por dia, 70 doadores. No dia 6 de maio, está confirmada a coleta na praça da Igreja Santo Antônio, em Guarus, entre 9h e 15h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS