Equipe faz combate de fungo em árvore
25/04/2017 21:21 - Atualizado em 26/04/2017 12:54
Uma árvore de aproximadamente 18 metros de altura em frente ao Hospital Ferreira Machado (HFM) recebeu intervenção da secretaria de Desenvolvimento Ambiental na manhã desta terça-feira. O grande número de aves aglomeradas na mesma árvore foi a causa apontada para a propagação de fungos perigosos ao sistema respiratório de quem estivesse pelo local e, principalmente, dos pacientes e funcionários da unidade de saúde.
Da espécie Ficus benjamina, a planta foi avaliada como grande para o local onde está localizada e recebeu poda — o que controla a quantidade de aves aglomeradas. A árvore também recebeu tratamento com fungicida para exterminar completamente o fungo encontrado. De acordo o gerente de Arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Wilson Duarte, é preciso atenção também a proliferações de aves.
— Houve uma infestação de aves no local, eram pardais, andorinhas e pocaçus. Todo dia, no período da tarde, todas essas aves se aglomeravam e defecavam na árvore. Isso causou a proliferação de um fungo. Nós avaliamos a situação, vimos que a árvore tinha tamanho inadequado ao local e fizemos a poda. Depois, aplicamos o fungicida, que extermina o fungo — explica Wilson.
A operação teve apoio da concessionária de energia elétrica Enel devido a presença de rede de alta tensão no local e contou também com o apoio da Vital Engenharia. Quem desejar solicitar uma análise por suspeita de fungos em árvores pode ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para o telefone (22) 981689588.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS