Baixo estoque ainda preocupa
Marcus Pinheiro 25/04/2017 21:10 - Atualizado em 26/04/2017 12:52
Michelle Richa
Banco de sangue está abaixo do normal neste período / Michelle Richa
“É preciso que a população de todas as esferas sociais e culturais, de Campos e dos municípios vizinhos, compreenda a importância deste ato de solidariedade, amor ao próximo e de cidadania, que é a doação de sangue. Desta forma, será possível aumentar o estoque e reverter o estado crítico atual”, é o que afirma a assistente social do Hemocentro Regional de Campos, Cristiane de Barros. O posto de coleta, situado no Hospital Ferreira Machado (HFM), enfrenta situação preocupante, em face do número insuficiente de doações diárias.
Nesta terça-feira, apenas 48 doadores compareceram à unidade, quando o ideal, para manter o estoque regular, seria de 70 voluntários. Um deles foi o jovem sanjoanense, Marcelo da Silva Alves, 21 anos. Para ele, que afirmou que comparece à unidade com frequência, doar sangue “é um ato de uma hora que pode salvar vidas”.
Em razão da baixa quantidade de doações no Hemocentro, algumas cirurgias eletivas agendadas nos hospitais municipais, contratualizados e privados foram adiadas. De acordo com o chefe do Departamento Administrativo do Hemocentro, Luciano Costa, as suspensões foram iniciadas há cerca de 20 dias. E durante aproximadamente duas semanas, apenas as mais urgentes foram liberadas. No entanto, segundo ele, nesta semana o Hemocentro voltou a atender as cirurgias que estavam agendadas há mais tempo.
Na tentativa de motivar antigos e novos doadores, a direção da unidade tem apostado em diversas alternativas. “A unidade de coleta móvel está percorrendo os municípios e localidades que vacinaram sua população contra febre amarela há mais de 30 trinta dias, como Bom Jesus e Varre-Sai. Funcionários do hemocentro estão realizando contatos telefônicos periódicos com os doadores de plaquetas e de sangue fator negativo, tendo em vista que este é sempre o estoque mais sacrificado”, contou Luciano.
Nesta quarta-feira, o ônibus do Hemocentro estará no cruzamento da avenida Pelinca com Conselheiro José Fernandes, das 8h às 15h. No sábado, o ônibus do hemocentro estará em Travessão, também das 8h às 15h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS