Plano para Mobilidade Urbana
14/04/2017 14:26 - Atualizado em 17/04/2017 12:27
Supcom
Mobilidade urbana / Supcom
Uma das metas do governo Rafael Diniz é a implantação do Plano de Mobilidade Urbana em Campos. Em janeiro deste ano, em entrevista para a Folha da Manhã, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, chegou a declarar que o Plano seria iniciado do zero e concluído de forma participativa. Atualmente, Renato Siqueira ainda defende a elaboração diante de um processo participativo e aguarda a revisão do material do Plano Diretor para que, a partir destas diretrizes, possa ser feito o Plano de Mobilidade Urbana.
Como ações voltadas para melhoria da mobilidade no município, na última semana Renato se reuniu com um representante da quarta e última empresa fornecedora de sistemas de semáforos para Campos. A proposta foi qualificar e atualizar o funcionamento dos sinais de trânsito no município, para resolver os “gargalos” que geram transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente nos horários de pico, como início da manhã e final da tarde. No dia 23 do mês passado, a reunião foi com um representante da Dataprom. Na ocasião, foi realizada inspeção em um dos sistemas, instalado no cruzamento da avenida José Alves de Azevedo com a rua Conselheiro Otaviano. Semanas antes, houve reuniões com os representantes das outras duas empresas, a Contransin e a SDM.
No início de fevereiro, o IMTT também iniciou o recadastramento do transporte alternativo. O trabalho vai até o dia 30 de junho e o objetivo é que todos passem a atuar dentro dos padrões para transportar apenas passageiros sentados com conforto e segurança.
O Plano de Mobilidade Urbana chegou a ser mencionado durante uma reunião do Plano de Metas do governo, no dia 13 de março. Na ocasião, foram discutidas algumas ações, que já vêm sendo implementadas, dentro do eixo Acessibilidade, Mobilidade, Saneamento e Habitação, do qual o órgão faz parte. “Estamos mapeando trajetos de ônibus e vans, fazendo o levantamento da malha cicloviária e, ainda, dando uma solução para todos os semáforos que apresentavam problemas, através da instalação de nobreaks e reprogramação destes sinais luminosos em pontos estratégicos”, afirmou Renato Siqueira.
Bairros já contam com intervenções
Após estudo sobre o tráfego de veículos nas áreas críticas no trânsito de Campos, o IMTT vai realizar uma série de intervenções de curto e médio prazo com o objetivo de melhorar a mobilidade. Renato Siqueira destacou que a medida é em continuidade a ações já implementadas para melhorias na mobilidade urbana, que contou com intervenções na Pelinca, Parque João Maria e Parque Jardim Carioca.
Outras medidas que serão adotadas, relativas à mobilidade, em relação aos polos geradores de tráfego, como escolas, academias e salões de festas, estão em desenvolvimento para que sejam mitigados os impactos, de modo que estes geradores de tráfego estejam adequados com as definições da Lei de Uso e Ocupação do Solo, especialmente no que se refere a oferta de vagas para automóveis.
Supcom
Mobilidade urbana / Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS