Pedalar até o Parque do Desengano
29/04/2017 16:15 - Atualizado em 30/04/2017 19:07
A Prefeitura de Campos, através do departamento municipal de Turismo, participará das comemorações pelos 47 anos do Parque Estadual do Desengano. A data será comemorada neste domingo com um passeio ciclístico, a partir das 7h, com saída da praça do Canhão (avenida Alberto Torres) e chegada na Mata Maga Espaço Natural de Educação e Lazer, no Imbé.
— Muitos visitantes adeptos do turismo ecológico, vindos de todo o Brasil e até de outros países, procuram o Parque do Desengano, repleto de belezas naturais — destaca o diretor de Turismo, Júnior Lucena.
O Parque Estadual é a Unidade de Conservação mais antiga do Estado do Rio de Janeiro e está localizado a noroeste de Campos, na região do Imbé. São 22.400 hectares de Mata Atlântica, com destaques na paisagem para o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.
A unidade possui grande importância hídrica, com numerosos cursos d água e nascentes. O parque também possui cenários naturais e cachoeiras, como Bonita, Maracanã e Tombo D’Água, além dos rios do Colégio, Aleluia e Mocotó. Mais de 400 espécies de aves são encontradas no Parque do Desengano, muitas em extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, e que só sobrevivem porque estão em área protegida, da mesma forma que animais, como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, a paca, e o macaco prego.
Além de Campos, o parque abrange os municípios de Santa Maria Madalena e São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS