Prefeitura assina convênio para instalação da Jucerja em Campos
Paula Vigneron 28/04/2017 11:02 - Atualizado em 30/04/2017 16:39
  • Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos

    Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos

  • Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos

    Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos

O prefeito Rafael Diniz e o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Luiz Paranhos Velloso, assinaram, na manhã desta sexta-feira (28), um convênio para a instalação de uma delegacia da Jucerja em Campos, reivindicação antiga do empresariado local. Na reunião, realizada na sede da Prefeitura e que contou com a participação dos vereadores Marcão e Fred Machado e de membros de entidades representativas, a vinda da Junta para o município foi ressaltada como um marco histórico. Inicialmente, a Jucerja será instalada na Secretaria de Fazenda. Após a consolidação do projeto, será criada a Casa do Empreendedor para abrigá-la.
As negociações para a assinatura do convênio começaram em Brasília, durante um encontro de prefeitos do qual participou Rafael Diniz, esta semana. Na reunião desta sexta, o prefeito destacou seu compromisso de campanha em desenvolver alternativas para crescer junto aos empresários campistas e facilitar para que eles sejam recebidos em outras cidades. Ele lembrou a participação do município no encontro, no qual foi debatido, entre outros temas, o desenvolvimento econômico diante da crise, e ressaltou que não há outro caminho que não seja investir nas empresas.
— A gente não pode se fechar. Um dos grandes pontos do atraso de Campos foi ter se fechado. E, quando você se fecha politicamente, você se fecha de várias outras formas — analisou o prefeito, ressaltando que, durante o encontro, outros gestores afirmaram que nunca conseguiram ter diálogo com o município.
Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos
Rafael Diniz assina convênio para implantação da Jucerja em Campos / Paulo Sérgio Pinheiro
O prefeito destacou que seu compromisso, junto à vice-prefeita Conceição Santana, é avançar em relação ao desenvolvimento local, levando em conta, também, o crescimento de municípios próximos.
— Não tem como pensar o desenvolvimento de Campos sem pensar no das outras cidades. A gente tem que ter a cabeça aberta para pensar o desenvolvimento regional como um todo. Com isso, a gente assumiu o compromisso. A frase que a gente sempre ouviu foi essa: “São João da Barra e Quissamã têm (delegacias da Jucerja). O que está faltando para Campos ter?”. Havia falta de vontade política nas pessoas. Não temos dinheiro, mas temos vontade. O ideal era que tivéssemos os dois juntos. Quem sabe um dia? Promovendo o fortalecimento das nossas empresas e o desenvolvimento econômico, a gente vai voltar a ter dinheiro — projetou.
O presidente da Jucerja disse que é honra estar em Campos, considerada a capital do Norte Fluminense. Para ele, o importante é a vontade política de Rafael, eleito “em primeiro turno em uma cidade que tem algumas lideranças políticas históricas”.
— Foi uma vitória muita comemorada. Rafael foi abraçado pela população e pelas entidades empresariais; por todas as categorias. Não é fácil fazer o que você fez. E é uma lacuna que a Junta Comercial tinha com Campos. Como Rafael falou, o município não pode se isolar — ressaltou.
A vinda da Jucerja para Campos facilitará o trabalho dos empresários locais. Com a instalação da delegacia, serão atendidas diversas entidades, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e Conselho Regional de Contabilistas (CRC), e os processos serão julgados na cidade. “O nosso sentimento é de que hoje é um dia muito especial. Hoje, ele (Rafael) escreve a história”, afirmou o presidente da Federação das CDLs do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida.
Após a reunião na sede da Prefeitura, houve um almoço, na CDL para debater mais detalhes sobre a implantação da Jucerja.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS