Rafael se reúne com grupo do Banco Mundial
25/04/2017 21:51 - Atualizado em 26/04/2017 15:10
Divulgação
Prefeito em Brasília / Divulgação
O prefeito Rafael Diniz está em Brasília desde esta terça-feira, onde participa do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Estádio Mané Garrincha, ao longo desta semana. Acompanhando o prefeito estão o secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, e o subsecretário da Transparência, Fernando Antonio. Uma outra agenda foi a reunião com representantes do Banco Mundial.
São vários os objetivos do encontro bienal e entre eles está o de reunir autoridades municipais, estaduais e federais, mobilizando os gestores públicos a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo, criando agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.
Porém, o ponto alto da agenda foi a participação do prefeito na reunião do Banco Mundial, com o grupo seleto de cerca de 40 prefeitos de cidades acima de 300.000 habitantes. Durante o encontro, foi discutida a Estratégia de Parceria do Banco Mundial com o Brasil para os próximos seis anos, além da elaboração de um planejamento estratégico de atuação (2017-2023).
— Foi uma satisfação muito grande ter participado deste encontro, já que tive a oportunidade de ouvir, debater e aprender. É preciso deixar claro que vamos tirar Campos do ostracismo e do esquecimento que passou nos últimos 30 anos. Devemos estar na vanguarda dos municípios brasileiros ao promover um desenvolvimento sustentável para a nossa cidade — afirmou Rafael, lembrando que os técnicos em áreas específicas de atuação do Banco Mundial se colocaram à disposição dos prefeitos para orientações. “Pudemos ouvir propostas do Banco em relação a parcerias que podem ser concretizadas, não necessariamente envolvendo recursos ou empréstimos, como tradicionalmente se pensa, mas por meio de apoio técnico, consultoria operacional e um novo modelo de gestão”.
O economista chefe para o Brasil do Banco Mundial, Antonio Nucifora, comentou sobre alguns objetivos da Estratégia de Parceria, como fornecer serviços urbanos mais inclusivos e sustentáveis, além de promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Entre os nossos objetivos estão reduzir o risco de investimentos públicos e privados, bem como aumentar o impacto das atividades de serviços de aconselhamento. A ideia é contribuir com a análise de experiências internacionais e auxiliar os municípios brasileiros”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS