Coagro inicia moagem e prevê produzir mais
18/04/2017 22:44 - Atualizado em 19/04/2017 12:32
Ascom
/ Ascom
Para esta safra, a expectativa da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) é de moer 750 mil toneladas de cana, o que representa aumento de 30% em relação ao ano passado. A Cooperativa deverá produzir 1,2 milhão de sacas de açúcar e 18 milhões de litros de álcool. Para marcar o início da moagem da safra sucroenergética 2017/2018, um culto ecumênico foi realizado na manhã desta terça-feira. Cerca de 500 pessoas, entre funcionários, fornecedores, políticos e empresários participaram da celebração presidia pelo padre Cristiano e pelo pastor Josué.
Os trabalhos na indústria começam nesta quinta-feira (20). Durante o período de moagem, serão gerados três mil empregos diretos e indiretos. Contando hoje com cerca de 4 mil fornecedores em atividade, a Coagro está iniciando a safra com um mês de antecedência. A Cooperativa sinaliza para uma boa produção, apesar da queda prevista para este ano na região, entorno de 15%, isso por causa do número de cooperados em atividade.
A região, que sofreu nos últimos três anos com a falta de chuva, apresentou uma recuperação do índice pluviométrico. Em 2014, foram apenas 560 milímetros, ano crítico para os produtores de cana. Em 2015, o volume de chuva aumento para 814 milímetros e no ano passado atingiu 900 milímetros. Diante desse volume crescente de chuva, áreas que estavam com cana ruim, estão sendo replantadas pelos cooperados. No ano passado, as três usinas da região moeram juntas 1,4 milhão toneladas de cana.
— Estamos vivendo a retomada. Tivemos uma safra comprometida em 2014/2015 por causa da seca. Ano passado tivemos os bons preços, mas ficamos a mercê do clima. Por isso, estamos buscando a médio prazo projetos de irrigação — explicou o presidente Frederico Paes, que disse ainda: “A cooperativa é a usina do fornecedor de cana. Iniciamos a safra antes, isso garante empregabilidade mais cedo. Com a antecipação de um mês garantimos receita no campo e na indústria”, finalizou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS