Cristiane Brasil lança livro sobre idosos
25/04/2017 18:34 - Atualizado em 25/04/2017 18:34
A criação de políticas públicas que garantam aos idosos soluções relacionadas à previdência, saúde, mercado de trabalho, violência, educação, cultura e mobilidade será determinante para o envelhecimento saudável em um futuro próximo. Este tema é abordado no livro “Brasil 2050 – Os desafios de uma nação que envelhece”, lançado em Campos, na noite de segunda-feira (24), pela deputada federal Cristiane Brasil. O evento foi promovido pelo Isecensa (Institutos Superiores de Ensino do Censa).
Disponível para download gratuito no site http://livraria.camara.leg.br, a obra é resultado de um estudo desenvolvido por consultores legislativos, coordenado pelo Cedes (Centro de Estudos e Debates Estratégicos) da Câmara dos Deputados e relatado pela parlamentar.
A intenção do livro é tratar do envelhecimento da população brasileira em função da mudança acentuada no padrão demográfico, referente à maior longevidade, nova estrutura familiar e diminuição dos índices de natalidade. Além disso, visa sensibilizar a sociedade brasileira e os parlamentares do Congresso Nacional acerca da gravidade do problema de um lado e das oportunidades que se abrem do outro.
“Esta publicação é o resultado de uma provocação feita a consultores legislativos, profissionais de diversas áreas do conhecimento, que aceitaram o desafio e contribuíram para a geração de um retrato sobre o estamos vivendo hoje e uma projeção de futuro em um país que precisa se responsabilizar pelo notável envelhecimento populacional”, disse a deputada. A vice-diretora do Isecensa, Elizabeth Landim, destacou bons exemplos adotados por outros países e, também, a trajetória de Cristiane Brasil na atuação de várias frentes de proteção aos idosos. “No Ocidente não valorizamos tanto a questão do idoso, sua sabedoria, sua experiência, sua história de vida, como no Oriente”, salientou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS