Carla entrega obra da Carreira do Cais
24/04/2017 20:35 - Atualizado em 28/04/2017 12:16
Terminal
Terminal / Paulo Pinheiro
Iniciada em 2011 e paralisada na gestão passada, a obra da Carreira de Embarcações do Cais da Cehab, em Atafona, foi entregue, na tarde desta segunda-feira, pela prefeita Carla Machado. A automatização do acesso das embarcações ao cais facilitará e reduzirá o tempo da reforma e manutenção, beneficiando diretamente o pescador que retornará suas atividades normais em menor tempo, aumentando os lucros.
A prefeita Carla Machado ressaltou que, a partir de agora, os pescadores não utilizarão da força física para içar as embarcações no momento dos reparos e que continuará trabalhando em parceria com a Colônia de Pescadores para beneficiar ainda mais a classe pesqueira. “Estamos atuando na recuperação de outra obra importante iniciada na nossa segunda gestão e paralisada na gestão anterior, o Entreposto Pesqueiro, conseguido por meio da compensação ambiental pela construção do Porto do Açu”, declarou Carla, ressaltando que, apesar da crise, outras ações serão desenvolvidas para os pescadores.
O subsecretário de Pesca, Glauber Toledo explicou como funciona o espaço. “As embarcações poderão ser içadas para os devidos serviços, independente da maré, sendo que a capacidade máxima são quatro barcos” informou ao detalhar que a Carreira consiste em uma rampa coberta com 22 metros de largura por 20 metros de comprimento, iluminação, motor elétrico e caixa redutora com capacidade para 50 toneladas, carrinho, guincho e pranchão.
Para o presidente da Colônia de Pescadores, Elialdo Meirelles, a obra será fundamental para agilizar os serviços de recuperação dos barcos, que antes eram feitos na areia e na lama. “Em nome dos pescadores agradecemos à Prefeitura por entregar uma obra tão importante e que será muito útil no dia a dia da classe”, discursou Elialdo, acrescentando que os 150 barcos de pesca atracados no cais da Cehab, além de outros espalhados pelo município, poderão usufruir do local.
A inauguração contou com a presença dos deputados estaduais João Peixoto e Waldeck Carneiro, e do ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto. Vereadores, secretários municipais, pescadores e pessoas da comunidade também participaram.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS