Domingo de Procissão Fluvial na Festa da Penha
Jhonattan Reis 22/04/2017 21:32 - Atualizado em 24/04/2017 13:20
Paulo Pinheiro
Festa da Penha em SJB / Paulo Pinheiro
As celebrações religiosas dedicadas à Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, segundo distrito de São João da Barra (SJB), começaram no último domingo (16) e seguem até segunda-feira (24). Além das demonstrações de fé e devoção, os festejos contam com vasta programação recreativa, esportiva e cultural. As comemorações recebem fiéis de toda região, tendo como ápice a procissão terrestre pelas ruas da praia. Realizado sempre no último dia de festa, o cortejo recebeu, no ano passado, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, projeto apresentado pelo deputado Bruno Dauaire (PR). A Irmandade de Nossa Senhora da Penha, fundada há 160 anos, é a responsável pela realização da festa, tendo apoio da prefeitura de SJB.
A provedora da Irmandade, Viviane Meireles, ressaltou a importância das celebrações.
— A festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição, um amor que envolve todos nós. Há relatos de muitos milagres concedidos por meio da santa. Minha mãe era devota e passou esse amor a todos da nossa família. As homenagens à padroeira não envolvem apenas os irmãos desta devoção, mas toda comunidade católica — disse.
Neste domingo (23), oitavo Dia do Oitavário da Padroeira, as celebrações começam às 9h30, com missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia e São Jorge, celebrada pelo padre Marcos Pinalli da Costa e cantada pelo ministério de música Mensageiros do Rio, tendo batizados às 11h. A saída da Procissão Fluvial com as imagens de Nossa Senhora e São Jorge está marcada para as 15h, tendo sua chegada às 17h30 no Porto da Penha e Coroação de Nossa Senhora. Às 20h, haverá o Tradicional Leilão de doações feitas à igreja Nossa Senha da Penha.
Na segunda, dia apontado na programação como “o grande dia”, tem programação extensa. De madrugada, à 0h, há acolhida festiva do dia dedicado a Nossa Senhora da Penha. Às 5h, alvorada pelas ruas centrais de Atafona em homenagem à padroeira. Pela manhã, os devotos participarão de solene missa campal celebrada pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, às 10h, e de batizados às 11h30.
Paulo Pinheiro
Festa da Penha em SJB / Paulo Pinheiro
As ruas de Atafona também serão palco da tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, que acontece às 17h30 e será acompanhada pela banda Don Divino. À noite, às 20h20, a imagem de Nossa Senhora da Penha será recepcionada pela voz do cantor Dom Américo. A cerimônia de coroação está marcada para as 20h30. Já a solenidade de descida do quadro da padroeira acontece às 23h45.
A programação começou no domingo passado (16), com a festa da Páscoa do Senhor, com missa celebrada às 17h, levantamento do quadro de Nossa Senhora da Penha a partir das 18h e saída da carreata da padroeira às 18h30. Na segunda (17), Atafona teve celebração do diácono Ernane Coelho. Na terça (18), às 19h, a palavra foi celebrada uma tradição, um amor que envolve todos nós. Há relatos de muitos milagres concedidos por meio da santa. Minha mãe era devota e passou esse amor a todos da nossa família. As homenagens à padroeira não envolvem apenas os irmãos desta devoção, mas toda comunidade católica — disse.
Paulo Pinheiro
Festa da Penha em SJB / Paulo Pinheiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS