Peça "Cratscá" na Cidade da Criança
Jhonattan Reis 20/04/2017 18:22 - Atualizado em 23/04/2017 14:37
Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado quarta-feira (19), a Cidade da Criança Zilda Arns (no Parque Alzira Vargas), em Campos, recebe “Cratscá”, peça teatral baseada no livro de mesmo nome, das autoras campistas Sylvia Paes e Carmem Eugênia Sampaio, ilustrado por Alício Gomes. A história conta as aventuras do pequeno índio goytacá, que, ao lado de seu melhor amigo, um macaco sagüi, faz várias descobertas. “Cratscá”, encenado pelos atores Gladys Gama, Emille Rocha e José Carlos Rosa, tem sessões neste sábado (22) e domingo (23) em dois horários: 15h e 17h.
No domingo, o Sesc Campos exibe o filme “Uma Viagem Extraordinária” (2013), que conta a história de um garoto apaixonado por ciência que inventou a máquina de movimento perpétuo, o que o fez receber um prêmio prestigioso. Sem dizer nada à família, ele parte, sozinho, para buscar sua recompensa e atravessa os Estados Unidos num trem de mercadorias. Porém, ninguém imagina que o feliz premiado só tem 10 anos e carrega um segredo tão pesado. A sessão acontece às 14h, no Espaço Multimídia, com entrada gratuita.
Em Rio das Ostras, o Teatro Popular recebe, entre hoje e domingo, três espetáculos que abordam a questão de gênero com o grupo Prática de Montação. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) nos três dias.
Hoje, “Prática de Montação”, que originou o nome do grupo, fala sobre a vida de um jovem estagiário de direito que, após uma experiência de quase morte, precisa remontar as peças de seu passado. As sessões acontecem às 19h e às 21h, e a classificação é de 18 anos.
Amanhã, entra em cena “Dandara Através do Espelho”, uma peça teatral autobiográfica criada a partir do diário da atriz travesti Dandara Vital, que fala sobre o seu processo de transformação. Também com duas sessões (19h e 21h), a encenação tem classificação indicativa de 14 anos.
A terceira peça, “Cabeça de Porco”, vai estar em cartaz no domingo. Inspirada na obra do escritor e compositor Luís Capucho, ela fala da vida gay no Rio de Janeiro durante a década de 90. Temas como a maternidade, o sexo e a família estão em debate. Com classificação de 18 anos, o espetáculo tem sessão às 18h.
Também em Rio das Ostras, o público tem a oportunidade de prestigiar o Encontro Serramar de Choro, que acontece na Praça da Baleia. O evento, que ocorre no domingo, de 10h às 18h, celebra os 120 anos do mestre do gênero, Pixinguinha, reunindo grupos das regiões Serrana e Lagos. A entrada é franca.
Já em São Fidélis, como parte da programação cultural da Festa do Padroeiro, o Abrigo da Paz será palco de mais uma edição da “Roda Cultural”, às 18h de hoje. O espetáculo “Reino das Fadas”, do Studio de Dança Alexandra Genázio está marcado para as 19h, no Palanque Oficial do Jardim Presidente Vargas. Às 20h, tem show na Barraca da Festa e, às 21h, abertura da exposição “Identidade Fotográfica”, de Vinicius Panisset, no alpendre do Solar Barão de Vila Flor. O cantor Glauco Zulo sobe ao palco oficial às 23h.
Amanhã os fidelenses podem conferir o espetáculo “As Quatro Estações”, do grupo Dançarte, às 10h, no palanque oficial do Jardim Presidente Vargas. À noite, dois shows: Vicente de Paula, às 19h, na Barraca da Festa, e Xande de Pilares, às 23h, no palco oficial. Já no domingo, há shows da banda 5º Elemento, na Barraca da Festa, a partir das 19h, e da dupla sertaneja Júnior & Gustavo, a partir das 23h, no palco oficial.
Sexta
São João da Barra
9h às 17h — Exposição dos figurinos e objetos de “Nos passos da paixão” — Centro Cultural Nacisa Amália
 
Rio das Ostras
19h — Peça teatral “Prática de Montação” — Teatro Popular
21h — Peça teatral “Prática de Montação” — Teatro Popular
 
São Fidélis
18h — “Roda Cultural” — Abrigo da Paz
19h — Espetáculo de dança “Reino das Fadas” — Palanque Oficial do Jardim Presidente Vargas
20h — Shows musicais — Barraca da Festa
21h — Abertura da exposição “Identidade Fotográfica”, de Vinicius Panisset — Alpendre do Solar Barão de Vila Flor
23h — Show com cantor Glauco Zulo — Palco oficial
 
Sábado (22)
Campos
15h — Peça teatral “Cratscá” — Cidade da Criança Zilda Arns
17h — Peça teatral “Cratscá” — Cidade da Criança Zilda Arns
 
Rio das Ostras
19h — Peça teatral “Dandara Através do Espelho” — Teatro Popular
21h — Peça teatral “Dandara Através do Espelho” — Teatro Popular
 
São Fidélis
10h — Espetáculo de dança “As Quatro Estações” — Palanque oficial do Jardim Presidente Vargas
19h — Show com Vicente de Paula — Barraca da Festa
23h — Show com Xande de Pilares — Palco oficial
 
Domingo (23) 
Campos
14h — Exibição do filme “Uma Viagem Extraordinária” — Espaço Multimídia do Sesc
15h — Peça teatral “Cratscá” — Cidade da Criança Zilda Arns
17h — Peça teatral “Cratscá” — Cidade da Criança Zilda Arns
 
Rio das Ostras
10h – Rancho RO no Encontro Serramar de Choro — Praça da Baleia
11h30 — Clube do Choro de Búzios no Encontro Serramar de Choro — Praça da Baleia
13h — Bico da Coruja no Encontro Serramar de Choro — Praça da Baleia
14h30 — Moderna Boemia no Encontro Serramar de Choro — Praça da Baleia
16h — Antônio Rocha e Bruno Rian no Encontro Serramar de Choro — Praça da Baleia
18h — Peça teatral “Cabeça de Porco” — Teatro Popular
 
São Fidélis
19h — Show com a banda 5º Elemento — Barraca da Festa
23h — Show com a dupla sertaneja Júnior & Gustavo — Palco oficial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS