Arquivo Público aberto a visitas
Jhonattan Reis 15/04/2017 12:00 - Atualizado em 17/04/2017 12:44
Arquivo Público Municipal
O Arquivo Público Municipal (APM) Waldir Pinto de Carvalho, que completa 16 anos de existência no próximo mês, está com agenda aberta para visitações. Escolas, instituições de pesquisa e interessados em geral podem marcar visitas guiadas pelo prédio histórico que abriga o APM, o Solar do Colégio, localizado em Tócos, na Baixada Campista, e conhecer as instalações do arquivo. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 2723-9999 ou através do e-mail [email protected]. Em comemoração aos 16 anos, o APM oferecerá oficinas no próximo mês.
Nas visitas, o público poderá saber mais sobre o processo de construção do Solar do Colégio, antiga sede da Fazenda Nossa Senhora da Conceição e Santo Inácio, construída pelos jesuítas em meados do século XVII, sendo o mais antigo edifício ainda existente em Campos. Os visitantes também serão apresentados aos materiais do arquivo, como documentos, jornais antigos e fotos. Ainda na visita guiada, o público pode conhecer mais de perto o trabalho feito pela equipe do APM e os setores do prédio, como o arquivo permanente e as salas de consulta e de restauração.
O diretor do APM, Carlos Freitas, explicou que as visitas geralmente acontecem para conhecimento do prédio ou para pesquisas. Ele também falou sobre o trabalho realizado no arquivo.
— Normalmente muitas pessoas querem fazer a visita para conhecer o edifício, que é o mais antigo da cidade. Porém, há pessoas que vão para, além de conhecer, fazer pesquisas sobre algum assunto específico, e a gente está pronto para ajudar no que puder. As pessoas que visitam o Arquivo Público podem conhecer mais sobre a história da cidade — disse Freitas, acrescentando:
— Nosso trabalho no arquivo é cuidadoso, lento. É necessário organizar toda a documentação e o material que chega para a gente. Recuperamos muitas informações por meio de restaurações. Temos os documentos organizados por assunto, ordenados cronologicamente, para a hora que alguém chegar para fazer uma pesquisa ou consulta, a gente tenha a informação necessária o mais rápido possível. E é importante que esses documentos sejam mantidos e bem organizados para que as gerações futuras possam usar de seu conteúdo e entender o passado.
Oficinas
No próximo mês, o Arquivo Público Municipal, que tem o único laboratório de restauração do interior do Estado do Rio de Janeiro, oferecerá oficinas de restauração de livros e documentos e de paleografia com certificados. A carga horária da primeira oficina é de 12 horas e a segunda, de oito. Os interessados devem esperar o período de abertura das inscrições, que será divulgado pelo APM ainda este mês.
Convênio
O APM e a Câmara Municipal de Vereadores iniciaram diálogo para a renovação do convênio de guarda do acervo do jornal Monitor Campista e dos livros de registro da própria Câmara, datados do século XVII. Representantes do arquivo se reuniram recentemente com o presidente da Câmara, Marcus Gomes (Marcão) e, na reunião, ficou definido que o APM fará relatório com o diagnóstico dos acervos e as necessidades para conservação. O objetivo final do convênio é a digitalização de todos os documentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS