Festival Gastronômico no Balneário de Atafona
Jhonattan Reis 12/04/2017 17:57 - Atualizado em 15/04/2017 16:07
/
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Barra, que promete movimentar o Balneário de Atafona, em São João da Barra, durante o feriadão da Páscoa, começa nesta quinta-feira (13) e vai até domingo (16). O evento tem o objetivo de destacar a cultura gastronômica, o turismo e a economia da cidade e da região. O festival ocorre entre 17h e 23h desta quinta; 12h às 23h nesta sexta (14) e sábado (15); e 12h às 17h domingo.
Segundo a B2B Empreendimentos, organizadora do evento, a ideia é transformar o cenário local em um circuito gourmet, apresentando novos pratos, porções e petiscos criados exclusivamente para o festival. Os cerca de 20 estabelecimentos participantes oferecerão um prato específico (o Prato Festival), feito a partir de receitas e ingredientes típicos da região, no valor de R$ 20 por pessoa.
Além dos pratos, o público também pode conferir atrações musicais — com sete bandas da região —, área infantil — com brinquedos, gincanas, jogos e atividades físicas e recreativas — e stands com produtores artesanais da região trazendo vários produtos, como cafés, queijos, cachaças e doces.
De acordo com o diretor executivo da B2B Empreendimentos, Bruno Pires, a expectativa é que cerca de 25 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias.
— Esperamos uma resposta muito positiva do público. Montamos uma ótima estrutura, com quase quatro mil metros quadrados, com vários espaços, como palco, oficina gastronômica, área para crianças e feira de produtor. Por ser feriado, a expectativa é que dê um público bem diversificado — disse.
Pires também ressaltou que o festival é uma oportunidade para o público conhecer novos estabelecimentos.
— Às vezes, a pessoa conhece apenas um ou dois restaurantes de São João da Barra, por exemplo. Então, com todos reunidos num lugar só, é uma oportunidade de ela conhecer outros e provar vários pratos diferentes num mesmo dia. Um dos objetivos do evento é justamente este, de criar um turismo gastronômico.
Ainda segundo Bruno Pires, haverá oficinas gratuitas.
— Haverá um espaço que vai oferecer oficinas gastronômicas, com diversas receitas. Quem fizer a oficina ganha um livrinho com as receitas — explicou.
A ideia de realizar o 1º Festival Gastronômico Sabores da Barra partiu de um evento semelhante realizado em Itaperuna ano passado.
— A B2B é de Itaperuna, onde já fizemos três festivais desses, sendo os dois primeiros nos restaurantes e o terceiro, no ano passado, com uma estrutura montada, como acontece em São João da Barra. E isso surgiu porque era uma vontade de muito tempo. Como esse terceiro de Itaperuna, que teve o nome de Festival Gastronômico Sabores do Noroeste, foi um sucesso, com cerca de 20 mil pessoas comparecendo, decidimos repeti-lo em outro município. Escolhemos São João por ser um local turístico e que tem uma estrutura boa para suportar o festival — contou Bruno Pires.
Ele apontou, ainda, a possibilidade de São João da Barra passar a receber um Festival Gastronômico por ano.
— Se tudo der certo nesta edição, pensamos em fazer ano que vem, começando a realizar um por ano — concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS