O verdadeiro campeão de 87
18/04/2017 21:27 - Atualizado em 18/04/2017 21:30
Quem acompanhava futebol em 1987, ano em que a Copa União simbolizou o Brasileirão, sabe que o verdadeiro e legítimo campeão brasileiro foi o Flamengo, que passou pelo melhor time do campeonato, o Atlético/MG/, em semifinais épicas, e pelo Internacional na final.
O regulamento esdrúxulo, o que é infelizmente comum nos campeonatos cariocas até hoje, previa um bizarro quadrangular contendo os finalistas do Módulo Verde (equivalente a 1ª Divisão), Flamengo e Inter, e os finalistas do Módulo Amarelo (equivalente a 2ª Divisão), Sport e Guarani.
Fla e Inter se recusaram e Sport e Guarani disputaram a "final", com vitória pernambucana. Apesar do Clube dos 13 ter concordado com o regulamento que previa isto, moralmente era um escárnio o quadrangular. Seria como se no ano passado o Palmeiras, legítimo campeão brasileiro, tivesse que disputar o título em um quadrangular com o Santos, vice-campeão, e Atlético/GO/ e Avaí, campeão e vice da Série B.
Aquele time do Flamengo de 1987 tinha vários craques em seu elenco, como Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Renato Gaúcho, Zico e Bebeto, além de ótimos jogadores como Ailton e Zinho. Apesar da decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF) dando o título de 1987 ao Sport, nada jamais mudará o que aconteceu no campo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]