O perigo que ronda o Shopping Estrada são os textos criminalizadores e o especismo
26/04/2017 17:43 - Atualizado em 26/04/2017 18:11
No universo cyber, que inclui as redes e os blogs, há quem tenha dito que os cães que vivem nos arredores do Shopping Estrada, rodoviária de Campos-RJ, são um "perigo" - ou seja, que oferecem perigo aos humanos que passam por ali. Com títulos como "O perigo ronda o Shopping Estrada" (leia aqui esse absurdo)", publica-se narrativas criminalizadoras de seres que já não precisam de mais criminalização assinada pelo ser humano. Os animais de Campos-RJ e do mundo já são vítimas de especismo. Não sabe o que é especismo? Nós vamos explicar: é quando estes seres, que estão em corpos de animais, são julgados inferiores por estarem em um corpo diferente do corpo humano. Essa é a maldita cultura antropocêntrica global. Mas, acontece que o Universo nunca faz essa distinção - ele trata os seres como seres, iguais em essência.
O perigo que ronda o Shopping Estrada e o mundo inteiro é o especismo e as narrativas criminalizadoras!
Divulgação
ENTITY_sharp_ENTITYAnimalRights / Divulgação
É, de fato, um perigo que os cães estejam ali nos arredores do Shopping Estrada - abandonados, passando despercebidos e, além de tudo isso, criminalizados em textos midiáticos! Podem adoecer por causa da chuva que tomam; podem morrer de fome porque não sabe se encontrarão lixo (!!!) pra comer; podem ficar com sede no calor insuportável que faz nessa cidade; podem ser atropelados por seres humanos que pilotam as centenas de ônibus e outros veículos que circulam ali ou por motoristas de caminhões e carros na rodovia que cruza o país; e - vejam que perigo! - podem ser atacados (chutados, apedrejados, envenenados) por humanos que circulam naquela área! É um perigo que estes seres estejam tão vulneráveis a isso tudo!
Não bastasse isso, ainda são vítimas de UM MUNICÍPIO QUE SIMPLESMENTE LIGOU O FODA-SE, há décadas, pros direitos dos animais. Quem se lembra das denúncias na imprensa (com câmera escondida e tudo) sobre os maus-tratos assinados pelo CCZ-Campos? Quem se lembra da campanha "Pelo fim das mortes no CCZ-Campos", contra o extermínio em massa? Quem se lembra (ou, ao menos, sabe) que há dezenas de protetores de animais no município, que sobrevivem aos trancos e barrancos sem nenhuma ajuda do poder público? Nem uma raçãozinha! Quem se lembra, também, de que [muito antes da muito mal-feita lei estadual do Pezão que põe um fim às carroças e charretes] veio a Campos um cara lá do Sul pra apresentar o projeto de um carrinho [Cavalo de Lata] que substitui as malditas carroças, e que a Câmara dos nossos ilustríssimos vereadores [que poderiam, por exemplo, destinar uma porcentagem do seu salário aos animais] - simplesmente ignorou a questão, além de ter enfiado não sei onde a indicação legislativa do então vereador Fred Machado (PPS), que previa a proibição de veículos de tração animal, a condução de animais com carga e o trânsito montado em Campos?
ENTITY_sharp_ENTITYAnimalRights
ENTITY_sharp_ENTITYAnimalLiberation / ENTITY_sharp_ENTITYAnimalRights
O perigo que ronda Campos inteira definitivamente é essa mentalidade de que os animais são "um perigo"! São as manchetes que dizem que os animais "causam acidentes"! É sempre o animal "o autor", o criminoso, o culpado condenado há séculos ao extermínio em massa - milhares por segundo - em matadouros da demoníaca indústria da carne com papelão mantida para o ego do paladar, em testes de laboratórios, na indústria da moda e dos cosméticos da vaidade, zoológicos, jaulinhas em petshops, rinhas e outras competições, "pesquisa e extensão" nas universidades, parques aquáticos, indústria ovolacto, dentre outros locais. É muito esculacho! Essa marginalização consciente coletiva [que, ainda bem, já vem perdendo espaço, porque somos muitos os que seguimos na contramão dessa marginalização] é um CRIME e é um CRIME DUAS VEZES - cometido contra quem não tem nem o poder de voz! O perigo que ronda todos nós, humanos, é estarmos submetidos a narrativas criminalizadoras assim, e à insensibilidade que põe em xeque nosso sentido de existência. Não precisamos dessas narrativas.
Legitimaremos as administrações públicas que colocarem os animais na pauta - DIREITOS DOS ANIMAIS, ok?, e não essa disputa simbólica do imaginário que coloca sempre o animal como "um problema", e vai tratar a pauta animal sempre tendo como foco o homem. Essa visão antropocêntrica é o que já gerou e vem gerando a própria destruição do planeta. Animais não são um perigo. Não são objetos, não são engraçadinhos em vaquejadas e rodeios ridículos e criminosos. Animais nunca são AGENDA POLÍTICA, também, infelizmente. Sempre existem "outras prioridades" - tudo na frente deles. "Eles podem esperar". Eles estão esperando a História inteira! Suas vidas inteiras, que já são curtas! Incluindo os cães do Shopping Estrada.
ENTITY_sharp_ENTITYAnimalRights
ENTITY_sharp_ENTITYAnimalLiberation / ENTITY_sharp_ENTITYAnimalRights
Nas últimas eleições em Campos, o candidato a vereador Gustavo Matheus, então presidente do Partido Verde (PV) no município e atual Superintendente de Trabalho e Renda, firmou uma parceria com o então candidato a prefeito Rafael Diniz. Essa parceria previa o seguinte: caso Rafael ganhasse (o que aconteceu), seria criada a SUBSECRETARIA DE PROTEÇÃO DE ANIMAL, por meio da qual: os animais das ruas seriam recolhidos, microchipados, castrados e enviados para feiras de adoção; haveria uma unidade de saúde móvel (com UTI) para os animais, para emergências e encaminhamento para clínicas (essa unidade móvel também faria castrações); haveria projetos de leis de incentivo à adoção de animais; rolaria descontos de IPTU, por exemplo, para protetores de animais, que prestam um serviço PÚBLICO; haveria mais firmeza e seriedade em relação aos casos de maus-tratos com os animais; os veículos de tração animal acabariam por completo, definitivamente; Campos teria dois centros de atendimento: um para animais de pequeno porte, e outro para animais de grande porte; seria articulado um convênio entre a administração municipal e o Hospital Veterinário da Uenf, para que os casos de emergências fossem levados para o Hospital, bem como os animais que estariam sob cuidados da Prefeitura (os animais recolhidos); rolaria Segunda Sem Carne nas escolas; dentre outras iniciativas.
Rafael Diniz ganhou as eleições. Agora, queremos ver a Subsecretaria de Proteção animal fora do campo das ideias e das promessas. Em contato com o blog Na Lata, Gustavo Matheus afirmou que a Subsecretaria está prevista para ser criada na metade de 2018, pois até lá seria o tempo hábil para a criação do órgão. Esperamos ansiosamente que ela se torne realidade, pois sua criação é em caráter de urgência! Os animais não podem esperar. São alvos de maus-tratos, de abandono absoluto e textos midiáticos criminalizadores que nem precisavam ser escritos!
A luta contra o especismo é antiga e segue forte, com cada vez mais ativistas, a nível global - nas ruas, plenárias e redes! Vai além e permeia o mundo simbólico das narrativas! Seguimos contra as tentativas incessantes, feitas pela imprensa corporativa por meio das narrativas, de criação de "inimigos públicos" - o moleque negro morador de favela, os LGBTs, os indígenas, a população em situação de rua, os presidiários, os usuários de drogas, as prostitutas, os pixadores, os sem-terras e sem-teto, e OS ANIMAIS!
Compartilhamos da ideia de Abraham Lincoln, que disse: "Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral", e entendemos que é direito do animal não ser marginalizado em textos - principalmente, porque ele não consegue escrever um texto de volta pra se defender. Marginalizado por apenas existir e sem o poder de voz. A luta também segue no campo jurídico, para que o Brasil e o mundo tenham uma legislação (que funcione) que reconheça os animais não como objetos, mas sim como sujeitos de direitos - que é quem eles são! 
#AnimaisLivresDaCrueldade #AnimaisLivreDasNarrativasEspecistas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]