Posso tirar o pendrive sem clicar em - remover hardware com segurança-?
Gustavo Abreu 11/04/2017 13:37 - Atualizado em 11/04/2017 13:49
Nós da Folha da Manhã, blog Ligado na Net, após recebermos diversos emails perguntando sobre a remoção segura de pen drives de um computador, viemos a público para divulgar a resposta para essa enorme dúvida.
É fato, a maioria dos usuários remove seus pen drives (ou dispositivos USB de forma geral) sem usar a opção “Remover hardware com segurança” e isso, como veremos adiante, pode vir a causar grandes prejuízos.
Prejuízos?
Sim, prejuízos. Isso porque seu pen drive por vir a queimar caso removido abruptamente. Tal evento se deve ao fato de que dispositivos USB utilizam-se de energia elétrica para que possam ser lidos pelo computador. Ou seja, quando você remove-o sem fazê-lo parar de funcionar antes (via “Remover hardware com segurança”), pode ser que uma corrente elétrica esteja passando nesse exato momento, fazendo com que seu pen drive - ou até mesmo a sua porta de entrada USB - seja queimado!
Alguns usuários afirmam em vários sites não haver problema algum em retirar um pen drive sem segurança, já outros, afirmam que somente não se pode fazê-lo somente nas portas USB dianteiras do computador. Há ainda outros usuários que afirmam que remover sem segurança das portas USB traseiras do computador não gera problemas.
Quem está certo?
Totalmente? Nenhum. Porém, quanto à segunda afirmação há um ponto de verdade, pois em alguns computadores as entradas USB dianteiras não possuem seus fios internos plugados corretamente, o que pode fazer com que tanto a entrada, quanto o dispositivo, venham a queimar-se, mesmo se retirados com segurança.
Removendo com segurança
Existem três artigos, explicando como realizar tal operação, um deles chama-se "Desconecte de forma correta os seus dispositivos USB", o outro "Remova qualquer drive através do menu de contexto" e o último "Remova seu pen-drive com um clique na área de trabalho", leia todos eles e escolha a forma que mais lhe agradar, pois convenhamos, se não fosse necessário remover um dispositivo com segurança, por que tal opção sequer existiria?
Do Windows 7 em diante
Com a evolução das tecnologias, o problema de estragar o pendrive ao removê-lo sem segurança deixou de existir nos sistemas operacionais mais atualizados. Porém, ainda assim é perigosos fazê-lo, mas apenas enquanto dados estiverem sendo gravados no dispositivo. Ou seja, você pode não perder o pendrive, mas os arquivos nele podem ficar corrompidos se você não esperar as gravações das alterações realizadas serem concluídas.
Gustavo Abreu Carvalho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.