Devo usar a banha de porco?
10/04/2017 10:48 - Atualizado em 10/04/2017 10:48
Arquivo pessoal
Banha de porco / Arquivo pessoal
Muitos pessoas tem se questionado sobre o uso da banha de porco, em função dos mitos que são divulgados, como: aumento do colesterol sérico e maior risco de doenças cardiovasculares.
No entanto, já é sabido que a gordura de fonte animal, de forma controlada, é totalmente reconhecida pelo nosso corpo e que o colesterol do alimento não necessariamente aumenta o colesterol do nosso sangue.
Há algumas vantagens no uso da banha de porco: possui nutrientes como vitaminas A, C e D e minerais como ferro e fósforo, ou seja, previne anemias e osteoporose, age como antioxidante, é bom para o sistema imunológico. Possui também o ácido oléico (ômega 9) em sua composição, o que, ao contrário do que pensam, PROMOVE PROTEÇÃO CARDIOVASCULAR, uma vez que previne oxidação das gorduras.
Os benefícios já são comprovados, o GRANDE RECEIO é em relação à sua COMERCIALIZAÇÃO. O correto é que a banha não seja adulterada e que os animais tenham uma alimentação controlada pra que a gordura formada seja de boa qualidade.
Resumindo: a banha de porco é indicada desde seja de boa procedência e com certificação de qualidade. Não recomendo a compra em feiras onde não há fiscalização para controle dos produtos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rachel Faria e Ana Luíza Ferraz

    [email protected]