"Bolinha" para os íntimos e também para a Odebrecht
15/04/2017 11:14 - Atualizado em 15/04/2017 11:20
“Bolinha” para os íntimos
Com o conhecido apelido “Bolinha”, como é chamado em casa por seus próximos, Anthony Garotinho (PR) parece também ter se revelado íntimo de executivos da Odebrecht que o delataram. Alguns encontros com executivos da empreiteira, responsável pelo maior contrato já feito em Campos, entre 2008 e 2014, renderam a ele o 6º lugar no ranking entre os políticos que mais receberam caixa 2 da Odebrecht: R$ 13 milhões. Os detalhes desta relação aos poucos estão sendo contatos por quem assinou com a ex-prefeita Rosinha o Morar Feliz. O ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) lidera com folga a lista, que traz ainda outros nomes do Rio na ponta, inclusive do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Além das campanhas
Os depoimentos das delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht, revelados após a liberação do sigilo dos inquéritos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apontam que a empresa não apenas fazia pagamento de caixa 2 para campanhas eleitorais dos principais partidos políticos, mas também agia durante a tramitação de medidas de interesse da empreiteira no Congresso Nacional.
Medida provisória
Para conseguir aprovar uma medida provisória em 2013, a empreiteira diz ter pago R$ 7 milhões a parlamentares. Entre os beneficiários estariam os atuais presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além dos senadores do PMDB Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR) e o deputado Lúcio Viera Lima (BA), também da sigla. A medida provisória aprovada reduz a cobrança de impostos no setor químico, beneficiando economicamente a empresa Braskem, do grupo Odebrecht.
Já são 195 na Corte
Com a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou abertura de 76 inquéritos para investigar pessoas citadas nas delações da Odebrecht, subiu para 195 o número de investigados na Corte a partir da Operação Lava Jato. Antes das decisões, 109 parlamentares, ministros e outros envolvidos eram investigados no STF. Entre os parlamentares que serão processados no Supremo estão 16 nomes do PT, 14 do PMDB e 11 do PSDB. Todos foram citados nos depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira, uma das maiores doadoras para campanhas políticas no país.
Páscoa presidencial
O domingo de Páscoa será de movimentado no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência da República. O tema oficial do encontro é a reforma da Previdência, mas nos bastidores já se sabe de uma estratégia de reação conjunta à delação dos executivos da Odebrecht. O presidente Michel Temer vai reunir líderes da base aliada na Câmara, o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS) o presidente da comissão que debate o tema, Carlos Marun (PMDB), e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), em um jantar. A expectativa é que os ministros Antonio Imbassahy, da secretaria de Governo, e Moreira Franco, da secretaria-Geral da Presidência, também participem do encontro. Muitos citados “na delação do fim do mundo”.
Solidariedade
A Associação Monsenhor Severino utilizou sua página no Facebook para solicitar doações de frutas verduras e legumes. São 60 idosos assistidos e que contam com um cardápio próprio para cada refeição, com almoço, jantar, colação e ceia. Os interessados devem entregar as doações na secretaria do Asilo e informações podem adquiridas através do telefone (22) 2723-4000.
Pagamento feito
Foi pago ontem o salário atrasado de fevereiro de 212 mil servidores estaduais, que estava programado para cair na conta na próxima segunda-feira. Somente os funcionários da secretaria da Casa Civil receberão na data inicialmente prevista. Os vencimentos de março da Educação (apenas ativos) e da Segurança (ativos, inativos e pensionistas) também foram pagos ontem, segundo a secretaria estadual de Fazenda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]