A Volta dos Jogos Estudantis
28/04/2017 13:39 - Atualizado em 28/04/2017 13:40
A Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria Municipal de Educação vão resgatar depois de uma década os JECS-Jogos Estudantis de Campos. O evento será aberto no dia 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física. Esta semana, o diretor do Departamento de Esportes da Fundação, Jacy Sales, se reuniu com a representante da Educação Daniele Ribeiro e professores de 17 unidades de ensino das redes pública e privada para discutir o retorno dos jogos.
 
A competição vai reunir atletas masculinos e femininos em nove modalidades esportivas. Sendo quatro coletivas: futsal, basquete, handebol e vôlei. Além de cinco individuais como: badminton, natação, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Podem participar atletas nascidos a partir do ano 2000.
 
Os jogos vão acontecer na sede da FME, Instituto Federal Fluminense (IFF), Automóvel Clube Fluminense (ACF), Casa do Vôlei, Jardim São Benedito e 56ª Batalhão de Infantaria. O período dos jogos vai depender do número de escolas inscritas.
 
— Estou muito feliz por estar vivendo esse momento do resgate do esporte em nossa cidade e o ponto alto está sendo a volta dos Jogos Estudantis que durante 10 anos ficou suspenso, deixando uma lacuna no esporte campista. Tenho certeza que os professores, envolvidos neste processo de retomada, vão se dedicar para o sucesso do evento, confirmando a vocação esportiva do município — destacou Jacy Sales.
 
Inscrição - As escolas interessadas em participar dos Jogos Estudantis de Campos vão poder fazer a pré-inscrição no período de 5 de junho a 14 de julho, na sede da Fundação de Esportes. No dia 11 de agosto, está prevista a confirmação dos participantes e no dia 20, haverá um congresso técnico para entrega das tabelas com horários e locais dos jogos.
 
O diretor de Educação Física da Smece, Marcelo Leandro, destacou que a realização dos Jogos Estudantis é uma importante ação de interação social e incentivo à pratica esportiva.
 
— É mais um mercado de trabalho para os profissionais que estão na graduação e permite à Fundação de Esportes, através dos projetos nas vilas Olímpicas, descobrir novos talentos. Será uma confraternização entre as escolas em todas as esferas (particular, estadual, municipal e federal) — disse o professor que enfatizou ainda: “é inadmissível que uma cidade como Campos com mais de 500 mil habitantes, mais de 300 escolas, não ter uma competição de nível estudantil”, concluiu Marcelo Viana.
 
Premiação - Nesta edição dos JECs não haverá premiação para o campeão geral. A decisão visa dar maior equilíbrio às instituições participantes. Somente haverá campeão, por modalidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]