Endometriose: Mal Atinge a 6 milhões de mulheres no Brasil
07/04/2017 06:55
O GAPEI-Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose em Itaperuna, vai fazer na cidade, um dia de Conscientização sobre a Endometriose”, doença típicamente feminina e que acontece a partir da 1ª menstruação e pode se estender até a última. 
O evento vai acontecer no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, no dia 11 de abril, das 7 às 13h, com apoio da Secretaria de Saúde de Itaperuna e Unig.
Atualmente, 6 milhões de mulheres sofrem desse mal.
ENTENDA

A doença é invisível, mas os sinais de sua presença no organismo são, na grande maioria das vezes, bem perceptíveis, manifestando-se por meio dos seguintes sintomas:

Cólica menstrual
Infertilidade
Dor na relação sexual, descrita na profundidade da vagina (no fundo da vagina)
Alterações no intestino na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve a região (apresentando sintomas como diarreia, intestino preso, sangramento anal)
Alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve o aparelho urinário (percebidas pelo aumento no volume das micções, dor ao urinar ou sangramento na urina, por exemplo)
Dor contínua, independente da menstruação, principalmente em casos de endometriose mais avançada, com grande quantidade de aderências nos órgãos pélvicos.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]