SJB: reforma administrativa é uma necessidade
29/04/2017 15:16 - Atualizado em 29/04/2017 15:17
/
Reforma necessária
Voltou a ter destaque em São João da Barra o debate sobre a necessidade de uma reforma administrativa. O assunto foi abordado pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PR) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e bastante repercutido nas redes sociais. Antes do deputado, esta coluna vem tratando sobre o assunto exaustivamente. Então candidata, a prefeita Carla Machado (PP) disse em entrevista à Folha que enxugar a máquina era uma necessidade. Ao tomar posse e decretar emergência econômica deu o primeiro passo, reduziu em 20% o número de cargos comissionados. Depois, em nova entrevista, afirmou que vai reduzir as secretarias. E isto é mais que necessário. Na verdade, já o era no ano passado, quando a crise realmente apertou. Como era ano eleitoral, o então prefeito Neco (PMDB) relaxou e não a fez, talvez com receio de perder os seus já poucos aliados. Carla tem todo um governo pela frente e seu mandato foi constituído com apoio de mais de 70% dos eleitores. Ela também tem maioria absoluta na Câmara. O momento para reforma, não poderia ser melhor. Afinal, não há necessidade de uma cidade do interior ter mais secretarias do que a capital do Estado.
Vigência
Expira na próxima semana a vigência do decreto de emergência que vigora em SJB. A prefeita pode renová-lo por mais 120 dias.
Atafona...
O avanço do mar em Atafona ganhou as páginas do jornal O Globo, com direito a vídeo na versão online. Bela reportagem, mas, como sempre, retratando apenas um cenário melancólico, como se nada mais existisse além de escombros, uma nova Atlântida.
...resiste
E quem conhece a praia das águas douradas sabe que não é bem assim. A colônia pesqueira existe, o litoral é bem frequentado na alta temporada, tem a maior festa religiosa da região, sem contar que, neste ano, recebeu um Festival Gastronômico de alto nível.
Sem protestos
As prefeituras de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana decretaram ponto facultativo ontem devido à manifestação nacional contra as reformas trabalhista e previdenciária. Nas duas cidades, porém, nada de protesto.
Feriadão
O ponto facultativo serviu mesmo para ampliar o feriadão. Com exceção dos serviços essenciais, o atendimento normal da administração pública só retorna na terça-feira.
Síndrome PT
No cenário nacional, o PT sempre fez oposição como ninguém. Chegou ao poder, não suportava ser criticado. Saiu dele, voltou a ser um leão ao fazer cobranças. Em SJB tem muito personagem com a síndrome PT.
Trânsito
A secretaria de Transportes e Trânsito de SJB, visando o ordenamento das principais vias públicas, iniciou o trabalho de melhoria na sinalização. Falta agora que a população, de modo geral, se conscientize e respeite as regras, o que nem sempre ocorre.
Aftosa
A secretaria de Agricultura de SJB iniciará no dia 02 de maio a vacinação gratuita contra a Febre Aftosa para produtores que possuem até 170 animais. Dos 502 cadastrados no município, 488 produtores se enquadram na condição.
Publicado na edição deste sábado (29) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]