Romaria traz imagem restaurada de N. Srª da Penha para Atafona; confira programação da festa
21/04/2017 12:50 - Atualizado em 21/04/2017 12:52
 
Atafona está em festa desde o domingo de Páscoa (16), com as tradicionais homenagens à padroeira Nossa Senhora da Penha. Nesta sexta-feira (21), acontece pela primeira vez a “Romaria Luminosa”. A partir das 16h, os devotos vão sair em caminhada da igreja matriz de São João Batista, na sede do município, até o templo de Nossa Senhora da Penha, em Atafona. A romaria trará de volta ao altar a imagem da padroeira, após trabalho de restauração do artista sanjoanense Jorge Renato Amaral, que realizou o trabalho por cerca de um ano. A recepção aos romeiros será com a celebração de uma missa campal, programada para as 19h.
O trabalho de restauração fica exposto para visitação dos fiéis na igreja matriz de São João Batista, até a saída da caminhada. Confira:
Foto: Adyvan Pedra
Patrimônio Imaterial — A programação religiosa segue até segunda-feira (24). Os momentos de maior concentração acontecem no domingo e na segunda. Antes, no sábado, às 20h, os jovens da comunidade apresentam o Auto de Maria, com o tema “As sete alegrias da Virgem Maria”. No domingo, a procissão fluvial acontece às 15h. Na segunda-feira, dia dedicado à padroeira, o bispo diocesano dom Roberto Ferrería Paz celebra a missa solene às 10h. Já às 17h, acontece a tradicional procissão terrestre, patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que reúne milhares de fiéis. No dia da padroeira, a banda Dom Divino vai acompanhar a procissão. Já o cantor Dom Américo vai recepcionar os fiéis e a imagem de Nossa Senhora da Penha no retorno ao templo, após cerca de três horas de caminhada pelas principais vias da praia de Atafona.
Programação recreativa e cultural
Nesta sexta-feira (21), tem início também as atividades recreativas e cultural da festa da padroeira de Atafona. Visitantes — principalmente das cidades de Macaé, Campos, São Francisco de Itabapoana — e ambulantes de todo país já movimentam a mais conhecida praia sanjoanense. A programação desta sexta conta com Café Literário, às 20h, e shows locais com “A barca do forró", às 22h. Na sequência, se apresentam Ariana e Fabrício do forró. Sábado tem show com Swing Moleque e, logo depois, Henrique Luxúria. No domingo, as atrações musicais são Zé Carlos e Rogério, com Odilei do forró na sequência, e ainda a banda Delloreon.
Tradicionais atividades recreativas, como a pega do pato no Paraíba, concurso de tarrafa, cabo de guerra e pau de sebo, acontecem no domingo e na segunda.
Como a Prefeitura de SJB não pode colaborar como nos outros com os festejos, devido a arrecadação em queda, fiéis, o comércio local e políticos se uniram para realização dos tradicionais festejos, apoiado, na medida do possível, também pelo poder público municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]