Dança das cadeiras na Câmara de Campos
18/04/2017 11:59 - Atualizado em 18/04/2017 16:03
Com a decisão do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral, de afastar da Câmara os vereadores Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Jorge Magal (PSD), Roberto Pinto (PTC), Vinicius Madureira (PRP) e Thiago Ferrugem (PR) — a quem também foi determinada a prisão domiciliar —, cinco suplentes podem assumir a qualquer momento. Eles foram condenados em primeira instância por participação no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos.
A determinação de Ralph, revelada por Aluysio Abreu Barbosa no blog Opiniões (aqui), seguiu o mesmo entendimento da decisão que impediu a diplomação, em dezembro, dos denunciados pelo mesmo esquema, Kellinho (PR), Linda Mara da Silva (PTC), Ozéias Azeredo Martins (PSDB), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC) e Jorge Rangel (PTB).
E as mudanças? A edição desta terça da Folha da Manhã (aqui) trouxe os que assumem as vagas:
Quem sai  Quem entra 
 Cecília Ribeiro Gomes*  Gilson Gomes (PRTB)*
 Vinicius Madureira Josiane Morumbi (PRP) 
 Roberto Pinto  Beto Cabeludo (PTC)
 Thiago Ferrugem Thiago Godoy (PR) 
 Jorge Magal  Roberta Moura (PR)
A tabela toma como base o resultado oficial das eleições 2016, tendo como base as decisões da Chequeinho proferidas até o momento em primeira e segunda instância, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não manteve a determinação do juiz Eron Simas para retotalização dos votos.
(*)No caso de Cecília, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o novo quociente, a coligação PRTB/PT do B perde uma cadeira. Logo, caso Gilson Gomes assuma nesta terça ou quarta, deixa a cadeira na quinta (20), quando os votos de Bacellar serão oficializados.
E tem mais, os suplentes Thiago Godoy e Roberta Moura também são acusados de participação no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Isso sem contar que mais dois parlamentares foram condenados em primeira instância — Geraldinho Santa Cruz (PSDB) e Carlinhos Canaã (PTC). Caso o mesmo entendimento seja seguido nessa situação, a Câmara passará por novas mudanças em breve.
Na Curva do Rio, a jornalista Suzy Monteiro noticiou (aqui) na manhã desta terça: o presidente da Câmara Marcão Gomes (Rede) informou que a Casa vai prosseguir os trabalhos normalmente nesta semana, mas com 20 vereadores. Contudo, ele dizia o mesmo antes da sessão de 1º de janeiro, quando, minutos antes da solenidade, os suplentes dos não diplomados conseguiram uma liminar que determinou a posse imediata deles.
A sessão desta terça promete ser cheia de surpresas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]