Sônia Pereira quer desengavetar projeto de recuperação da orla de Atafona
16/04/2017 17:28 - Atualizado em 16/04/2017 17:30
/
Hora de tirar da gaveta
A vereadora Sônia Pereira (PT), de São João da Barra, fez uma indicação ao poder Executivo, solicitando cópia do projeto apresentado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para a recuperação da orla de Atafona. O objetivo, segundo ela, é analisar o material com os demais vereadores e tentar obter recursos com o governo federal para realização. Apesar do momento de crise que vive o país, é preciso buscar forças para tirar o projeto do papel, fazer virar realidade. O tempo é implacável e, com ele, o mar avança cada vez mais no litoral sanjoanense. Não vai ser fácil, mas o primeiro passo é mostrar a boa vontade. Os deputados federais que representam o Rio, todos, independentemente de partido, devem ser procurados para alocar parte das emendas para a intervenção. Parcerias devem ser buscadas também com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio (apesar de toda dificuldade enfrentada). A iniciativa privada, em especial grandes empresas, deve ser procurada. A Prumo, responsável pelo Porto do Açu, não pode ficar de fora. Estimativas da gestão anterior informaram que são necessários cerca de R$ 200 milhões para recuperação da orla e contenção do avanço do mar. Difícil, na atual instabilidade política e econômica que vive o país, é. Se o projeto continuar na gaveta, passa a ser impossível.
Festival
Já é sucesso o festival gastronômico Sabores da Barra, em Atafona. Realizado numa parceria da Fecomércio, através do Sesc, com a Prefeitura de São João da Barra e a secretaria de Estado de Agricultura, o evento segue até o domingo de Páscoa, no Balneário.
Avaliação
A prefeita Carla Machado (PP) reuniu seu secretariado, além de funcionários comissionados e função gratificada, para avaliação da gestão e estabelecimento de metas administrativas. O encontro aconteceu na última quinta-feira.
Feriadão
A Prefeitura de SJB não decretou ponto facultativo na última quinta-feira, como acontecia tradicionalmente. Por outro lado, no próximo fim de semana, tem feriado na sexta (21 de abril, Tiradentes) e na segunda-feira (24 de abril, dia de Nossa Senhora da Penha).
Resgate
A tradicionalíssima programação da Semana Santa de SJB termina neste domingo (15), com a procissão da ressurreição. Ponto de destaque neste ano foi a procissão do Fogaréu. Resgatada em 2013, após mais de 100 anos sem ser realizada, reuniu bastante gente na última terça.
Sugestão
A procissão do Fogaréu pode ser mais bem aproveitada. Uma sugestão é mudar o dia, de terça para quinta-feira, quando a cidade já começa a receber turistas.
Paixão
Nem as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município de SJB impediram a apresentação do Auto da Paixão, na última sexta-feira (14). A encenação percorreu a cidade, passando pelos principais prédios históricos.
Tradições
Nem bem terminou a Semana Santa, as comemorações que começam são as da padroeira de Atafona, Nossa Senhora da Penha. Neste domingo tem início o oitavário, com missa às 17h e carreata em seguida.
Romeiros
A festa da Penha recebe romeiros de vários lugares. Destaque para os macaenses e os devotos de São Francisco de Itabapoana, principalmente os de Gargaú, que acampam em Atafona no período de festa.
Histórico
Há registros de acampamento dos romeiros de Gargaú no entorno da igreja da Penha durante a festa. Com a construção da capela mortuária e do salão de festas, eles passaram a usar um terreno ali perto, onde foi construída a E.M. Profª Dionélia G. Santos. Já há alguns anos, eles ficam em tendas montadas no terreno da Colônia dos Pescadores Z-2. Para eles, não importa o lugar, mas manter vivas a fé e a tradição.
Nomeação...
A coluna publicou na semana passada notas sobre o ex-coordenador da campanha de Pedrinho Cherene (PMDB), nomeado por Francimara (PSB) como sub de Administração. Renato Cunha participa de todas as gestões desde Beto Azevedo.
... em SFI
Apesar das mudanças de grupo político, algumas pessoas de São Francisco entraram em contato com a coluna para informar que a nomeação de Renato é considerada necessária, por conhecer os meandros da pasta. Seria uma ação responsável tomada pela prefeita.
Estranho
Tem causado estranheza, e vem sendo explorado por opositores, o fato de a prefeita Carla Machado ter colocado no primeiro escalão do governo moradores de outros municípios.
Um exemplo
O secretário de Administração de Carla, Sávio Saboia, é de Bom Jesus do Itabapoana. Savinho foi candidato a prefeito de sua cidade no ano passado pelo PMDB, partido adversário de Carla no último pleito em SJB.
Confiança
Por mais que queiram reclamar, só a prefeita tem o poder de decidir quem terá cargo de confiança. Se ela não encontra entre seus apoiadores locais, tem direito de chamar de onde quiser.
*Publicado na edição desse sábado (14) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]