Jonas Lopes cobrou R$ 4 milhões de propina à Odebrecht, diz delator
13/04/2017 21:33 - Atualizado em 13/04/2017 22:20
O delator foi delatado. Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro, que delatou um esquema de corrupção na corte e levou à prisão cinco conselheiros, Jonas Lopes de Carvalho pediu R$ 4 milhões ao executivo da Odebrecht Leandro Andrade Azevedo para liberar o edital do Maracanã.
Segundo o delator, a forma de pagamento foi esquematizado com Jonas Lopes Neto, filho do ex-presidente do TCE, no escritório de advocacia da família. Leandro contou ainda que só a primeira parcela foi paga, em 2014. Depois, com a deflagração da Lava Jato, a empresa não pagou as outras parcelas.
Ainda de acordo com o delator, Jonas Lopes o chamou no fim de dezembro, até sua sala no TCE. Lá fez a cobrança das demais parcelas:
— Lembro bem que era véspera de Natal, de sair de férias, de recesso no Tribunal. Ele me recebeu na mesa de trabalho dele. Perguntou se eu me importava de sentar à mesa de trabalho dele, por que ele estava assinando cartões de Natal. Nessa ocasião ele me cobrou a continuidade do pagamento do que havia sido combinado. Eu fiquei sem graça por que a gente estava no meio da Lava Jato, tinha acabado de acontecer a prisão, se não me engano, do presidente da OAS. Era capa de jornal todo dia. Em cima da mesa tinha O Globo. Eu delicadamente virei para ele e falei: presidente, eu vou ao toalete, o senhor dê uma olhada na capa do Globo e eu volto. Ele ficou super sem graça, virou pra mim e falou: “eu peço mil perdões, eu sei do momento que vocês estão vivendo, mas estou sendo pressionado por outros conselheiros”.
Confira a delação completa no vídeo acima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]