Na cidade do maior Porto da América Latina, carroças ainda tiram vidas
11/04/2017 14:02 - Atualizado em 11/04/2017 14:05
/
Tragédias que se repetem
A trágica morte do jovem Neilor Colbert em acidente envolvendo uma carroça na última sexta, poucos dias depois de outro acidente, também envolvendo veículo de tração animal, vitimar fatalmente o popular Miltão do Caldo, reacende velhas discussões em São João da Barra. É inadmissível que acidentes com carroça continuem a ocorrer na cidade que tem o maior empreendimento privado da América Latina em seu território. Vale lembrar que o Estado do Rio chegou a sancionar uma lei que proíbe o uso de carroças (mas confesso não ter conhecimento profundo sobre sua aplicabilidade). Em SJB, parar com a circulação de todas as carroças causaria grande impacto, principalmente com as famílias que vivem na área rural. Os vereadores podem buscar informações para a elaboração de projetos, que não firam a lei estadual, e garantias para aplicabilidade. A obrigatoriedade do uso de faixas refletivas e a limitação dos horários de circulação das carroças são sugestões consideráveis e que, certamente, vão entrar na pauta da Câmara na sessão desta terça-feira (11), às 9h. É uma pena que esses debates só ocorram quando famílias choram a perda de um ente querido. É uma pena, também, a sensação de que o mesmo tempo que dará conforto às famílias, pode fazer com que o debate seja esquecido, jogado para debaixo do tapete, sem nenhuma solução.
Iluminação
A mudança com a questão das carroças é o primeiro passo necessário a ser adotado nas questões do trânsito em SJB. O segundo, tão importante quanto, é rever a iluminação nas estradas: na avenida Atlântica, na SB 02 (locais dos acidentes), além de outros pontos.
Mudança
Claro que alguns acidentes podem ocorrer por imprudência ou tantos outros motivos, mas a maior parte, quando não envolve carroça, é com animal solto na pista. Os bichos não pensam. Os donos devem ter atenção redobrada e a Prefeitura, fiscalização contínua.
Boas ações
Atafona recebeu reforma, feita pela população, em três praças neste fim de semana. No entorno da igreja de Nossa Senhora da Penha, a comunidade e pessoas ligadas à Irmandade da padroeira fizeram a revitalização em duas. Na praça dos Meireles, a ação foi de jovens adventistas.
Candidatura...
A prefeita Carla Machado (PP) descarta a participação do seu filho, Pedro Machado, como candidato a deputado no próximo pleito. O nome chegou a ser aventado nos bastidores, como uma forma de testar a receptividade no município ao nome do rapaz.
... descartada
Ao jornalista Saulo Pessanha, que publicou nota, nessa segunda (10), em sua coluna, Carla garantiu: “Isto nunca foi ventilado da minha parte, e da parte de Pedro”. A prefeita, em 2018, retribuirá o apoio que recebeu no ano passado.
Foto: Izabele Cintra
/ Foto: Izabele Cintra
TURISMO RELIGIOSO Com a procissão de Nossa Senhora das Dores, na última sexta, a igreja matriz de São João Batista, em SJB, deu início às tradicionais solenidades da Semana Santa. Hoje tem a procissão do Fogaréu, às 20h, com saída da igreja de São Pedro. Amanhã, às 19h, acontece a procissão do Encontro. A Irmandade do Santíssimo Sacramento acompanha a imagem do Senhor dos Passos, que sai da Matriz. Já a de Nossa Senhora das Dores sai com a irmandade da devoção da igreja da Boa Morte. 
Publicado na edição desta terça-feira (11) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]