Primeiro caso confirmado de febre amarela no Norte Fluminense
27/03/2017 12:22 - Atualizado em 30/03/2017 13:00
A secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira, o sexto caso de febre amarela no Rio de Janeiro, o primeiro no Norte Fluminense, em São Fidélis. O paciente não teve o nome revelado, no entanto, segundo a Prefeitura, trata-se de um jovem de 23 anos que foi internado no Hospital Municipal Armando Vidal no último dia 16 de março com suspeita da doença. Ainda de acordo com a Prefeitura, o rapaz foi medicado e teve alta médica na última sexta-feira. Os outros cinco casos de febre amarela no estado, entre eles a primeira morte, foram registrados em Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o paciente é estudante e mora na localidade da Vila dos Coroados. O secretário municipal de Saúde de São Fidélis, Carlos Eduardo Dias Raposo, informou ainda que o jovem apresentou os sintomas após passar um fim de semana acampado em Santa Maria Madalena, na região do Parque Estadual do Desengano. A reserva ambiental tem 22 mil km² e também compreende parte dos municípios de São Fidélis e Campos. Foi no entorno do parque que o Estado confirmou ter encontrado pelo menos três macacos infectados com a doença, sendo um em Rio Preto, em Campos, e outros dois em São Sebastião do Alto, na Região Serrana, que faz divisa com São Fidélis e Itaocara.
No último final de semana, outros dois primatas foram achados mortos em São Sebastião do Alto. Um deles estava em um campo de futebol na área urbana do município. Os corpos dos animais foram recolhidos e encaminhados para análise no Rio de Janeiro.
A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem nas partes altas das árvores. A doença é altamente mortal nos primatas, que servem como sentinelas que avisam quando o vírus está em circulação.
Carlos Eduardo disse ainda que há vacinas em todos os postos de saúde do município. Em Campos, mais de 158 mil pessoas foram imunizadas até o último final de semana. A ação segue hoje em 15 postos, das 8h às 16h. (A.S.) (C.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS