Imunização contra a febre amarela já atendeu 145.750 pessoas em Macaé
24/03/2017 19:00 - Atualizado em 27/03/2017 10:10
A vacinação contra a febre amarela realizada pela Prefeitura de Macaé segue neste sábado (25), no Pronto Socorro da Imbetiba. Serão disponibilizadas 3 mil doses, a partir das 8h. Para garantir a imunização de todos os munícipes é importante levar um comprovante de residência. Até esta sexta-feira (24), 145.750 pessoas receberam a vacina contra a doença.
Na próxima segunda-feira (27) a imunização continua em três unidades de saúde: Pronto Socorro Municipal, com 3 mil doses; Pronto Socorro Aeroporto, com 1 mil doses; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar, com 1 mil doses.
A secretaria municipal de Saúde ressaltou que, enquanto o Governo do Estado repassar doses, prosseguirá a vacinação. A previsão da secretaria de Estado de Saúde é que toda a população alvo do Rio de Janeiro esteja imunizada até dezembro.
Reações adversas — Com eficácia entre 95% a 99%, a vacina é bem tolerada e raramente associada com reações adversas graves. De acordo com estudos do ministério da Saúde, de 2% a 5% das pessoas vacinadas apresentam, depois do 6º dia da aplicação da vacina, febre, dores no corpo (mialgia) e dor de cabeça (cefaleia), com duração de um a dois dias.
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, é importante que as pessoas atendam às recomendações de contraindicação da vacina, pois podem ocorrer reações adversas mais graves como casos de erupção cutânea, urticária, e/ou asma, ocorrida em pessoas com história de alergia à proteína do ovo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS