Baleia, dois golfinhos e tartaruga são achados mortos em Quissamã
23/03/2017 10:07 - Atualizado em 24/03/2017 19:07
As carcaças de uma baleia, dois golfinhos e duas tartarugas em avançado estado de decomposição foram encontradas em três diferentes praias do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio), responsável pela gestão do parque, as carcaças chegaram ao litoral após uma ressaca que atingiu a região na última terça-feira.
De acordo com o chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, o evento não se trata de uma mortandade de animais marinhos. Segundo ele, a ocorrência é comum em tempos aumento na atividade marítima. “As carcaças foram encontradas em estados variados de putrefação, o que comprova que os animais não morreram ao mesmo tempo. Eles estavam flutuando mortos e as ondas da ressaca os jogaram na praia”, explicou.
De acordo com Marcelo, as carcaças dos golfinhos e tartarugas já foram removidas, enquanto a da baleia será enterrada na praia.
O coordenador da Defesa Civil de Quissamã, Marcos Alves, esteve nos locais onde os animais foram encontrados, na tarde desta quinta-feira, e contou que a baleia apareceu morta na Praia do Canal, os dois botos na Praia do Farolzinho e as tartarugas na Praia de Flecheiras. Segundo ele, o órgão foi informado por pescadores que avistaram as ossadas nas praias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS