Novo tênis para quebrar o recorde na Maratona
12/03/2017 21:02 - Atualizado em 12/03/2017 21:08
O tênis Nike usado por medalhistas nas Olimpíadas, que será vendido em junho por 250 dólares, é chamado de Zoom Vaporfly. O sapato vai  ser usado para o projeto Breaking2, como Nike chama seu esforço para quebrar a marca de duas horas na Maratona, é uma versão personalizada chamada Zoom Vaporfly Elite, que a empresa se refere como um modelo de carro-conceito.
Três corredores de Maratona da África Oriental patrocinados pela Nike, incluindo o campeão olímpico de 2016, Eliud Kipchoge, do Quênia, tentarão quebrar duas horas em uma pista de Fórmula 1 fora de Monza, na Itália. A Nike disse que a tentativa não cumprirá todos os requisitos necessários para um registro certificável.
Nike Zoom Vaporfly Elite
Alguns críticos acusaram Nike de encenar uma campanha publicitária, ou uma campanha de marketing, em vez de um evento esportivo credível.
Os corredores vão usar sapatos que foram individualmente afinados, como se fossem violinos. A questão é saber se o modelo de calçado utilizado nas Olimpíadas e nas Maratonas de grandes cidades, juntamente com a nova versão, está em conformidade com os padrões de calçado da I.A.A.F., que são imprecisos.
Os sapatos pesam cerca de 6,5 onças (por volta de 180 gramas) e apresentam uma entressola espessa, mas leve que é dito para retornar 13 por cento mais energia do que midsola em espuma mais convencional. Alguns corredores disseram que os sapatos reduzem a fadiga em suas pernas.
Incorporado no comprimento da sola é uma fina, rígida placa de fibra de carbono que é scooped como uma colher.
Imaginado de outra maneira, é um tanto curvado como uma lâmina. A placa é projetada para reduzir a quantidade de oxigênio necessária para executar em um ritmo rápido. Ele armazena e libera energia com cada passo e destina-se a agir como uma espécie de estilingue, ou catapulta, para impulsionar os corredores para a frente.
A nike diz que a placa de fibra de carbono economiza 4 por cento da energia necessária para executar a uma determinada velocidade quando comparado com outro dos seus sapatos de corrida popular.
Agora nos resta esperar para conferir. Bons treinos!
Fonte: nytimes.com 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.