Réus não comparecem à audiência da Chequinho
28/03/2017 15:17 - Atualizado em 29/03/2017 00:59
Suzy Monteiro
Audiência da Chequinho / Suzy Monteiro
Aconteceu nessa terça-feira, no Salão do Júri do Fórum de Campos, a audiência de instrução e julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) principal do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos, que tem como réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho, o ex-vice-prefeito Dr. Chicão, o ex-vereador Mauro Silva e a ex-coordenadora do Cheque Cidadão Gisele Koch e a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Alice Alvarenga. Nenhum dos réus compareceu, assim como não compareceu a advogada de Ana Alice e Gisele.
De acordo com as investigações, o número de beneficiários do programa Cheque Cidadão saltou de 11.500 para 30.500 em cerca de três meses, no período eleitoral. A denúncia aponta que candidatos com apoio da então prefeita Rosinha tiveram “cotas” para inclusão irregular de assistidos no programa social.
Até o momento, todos os julgados nas Aijes que já tiveram sentenças proferidas foram condenados no que foi classificado pelo juiz Eron Simas, da 76ª Zona Eleitoral, como “um dos maiores e mais audaciosos esquemas de compra de votos de que se tem notícia na história recente deste país”.
As condenações a oito anos de inelegibilidade e anulação dos votos foram imputadas a Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Jorge Rangel (PTB), Jorge Magal (PSD), Kellinho (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Thiago Ferrugem (PR), Thiago Virgílio (PTC) e Vinicius Madureira (PRP). Todos já apresentaram recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Rangel, Kellinho, Linda Mara, Miguelito, Ozéias e Virgílio não chegaram a tomar posse, por decisão da 100ª Zona Eleitoral, também oriunda das investigações da Chequinho. Os outros esperam julgamento dos recursos no cargo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]