MP em Campos desvenda cartel que estipulava preço único para gás de cozinha
15/03/2017 09:53 - Atualizado em 15/03/2017 20:38
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO desvendou uma organização criminosa que estaria praticando CARTEL em todo o Município de Campos dos Goytacazes, estipulando o preço de venda a consumidor do gás de cozinha (GLP) e fixando um único valor de venda para todas as empresas que realizam o mesmo comércio.
A investigação da Primeira Promotoria de Investigação Penal durou dois anos, com oitiva de dezenas de pessoas, além de diligências de campo, resultando na denúncia criminal apresentada ao juiz Glaucenir Silva de Oliveira. Dentre os pedidos formulados, consta prisão do presidente do Sindicato dos revendedores de Gás GLT no Município e do proprietário local da empresa Supergasbras.
Ambos (2) são suspeitos, segundo o MP, de interferir artificiosamente nos preços dos demais revendedores da região, estipulando um único preço de revenda (50 reais no período apurado, atualmente em 60 reais), para todos, pressionando os demais envolvidos a adotar preço único, independente do preço de aquisição ou dos custos individualizados de cada empresa.
Os Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens mais caros do que o preço regular. 
As prisões dos dois aconteceram na manhã de hoje e no momento estão sendo realizadas buscas nas residências e empresas dos suspeitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]