Criatividade para solucionar problemas de refrigeração do HGG
17/03/2017 12:47 - Atualizado em 17/03/2017 16:59
Frescor criativo
Problema legado pelo governo Rosinha Garotinho (PR), que também deixou a Prefeitura com uma dívida de R$ 2,4 bilhões, a refrigeração do Hospital Geral de Guarus (HGG) está sendo solucionado com criatividade. Dez aparelhos de ar condicionado, que não estavam sendo usados, foram transportados esta semana ao HGG. Quatro estavam na Biblioteca de Campos, quatro na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e dois na antiga Fundação Zumbi dos Palmares. A previsão é de que eles já estejam em funcionamento no hospital já na semana que vem.
Nas redes
Como esperado, após a morte de um paciente por febre amarela em Casimiro de Abreu, aumentou a busca por vacinas na região. Macaé já implantou um esquema de 24 horas em algumas unidades, enquanto Campos divulga hoje mais detalhadamente a sua estratégia. Mas, bastou a Prefeitura anunciar os 11 postos de vacinação em massa, para que nas redes sociais moradores de alguns bairros, não atendidos neste primeiro momento, cobrassem também a imunização nos postos de saúde perto de suas casas e até um Dia D de vacinação no fim de semana.
Pode aumentar
A própria secretaria de Saúde de Campos não descarta a ampliação, mas o órgão segue um esquema montado pelo Estado e na medida em que mais doses forem chegando, enviadas justamente pelo governo estadual, outros postos de vacinação poderão ser implantados. O bloqueio vacinal segue nos distritos com áreas de mata e proximidades, como na região do Imbé e Rio Preto, onde macacos foram achados mortos sob suspeita da doença. Dos cinco encontrados, um ainda aguarda resultado da análise, três não puderam ser verificados por estarem em estado de decomposição e outro já deu negativo.
Pagamento
Todo mês é um drama para que os servidores públicos estaduais tenham em suas contas os salários. A crise no Rio afeta diretamente à categoria, ao ponto de uma mínima mudança no calendário ser comemorada. A secretaria de Fazenda vai quitar hoje o resto dos pagamentos de janeiro dos servidores. Ao todo, serão depositados R$ 145 milhões. Os vencimentos serão pagos mesmo após o término do expediente bancário. A antecipação das parcelas, que seriam depositadas nos dias 21 e 22, “foi resultado da arrecadação tributária acima do inicialmente estimado”.
Empreender
O Governo do Estado do Rio assinou, ontem, convênio pioneiro no país para implementação de escolas profissionalizantes voltadas ao Empreendedorismo. Por meio do acordo, o Sebrae será parceiro da secretaria de Educação, treinando professores e ministrando oficinas sobre como empreender e abrir negócios para alunos de 37 unidades de ensino públicas de horário integral, localizadas em 26 municípios, entre eles Campos e São Francisco de Itabapoana. Em quatro anos, devem ser atendidos 20 mil estudantes.
Aprovado
O Governo do Estado deverá elaborar estatísticas sobre a violência contra crianças e adolescentes no estado. É o que determina o projeto de lei 281/15, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, ontem, em segunda discussão. A proposta seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar. O mapa deverá ter dados sobre qualquer tipo de agressão contra menores.
Políticas públicas
O estudo tem que ser divulgado anualmente, na página do Estado na internet, para livre acesso das pessoas. Um dos autores da proposta, o deputado Marcelo Freixo disse que a produção dessas informações é importante para que sejam criadas também políticas públicas para o combate à violência contra a criança e ao adolescente. Segundo Freixo, hoje a sociedade vive um processo muito violento, principalmente contra a juventude negra e pobre, mas todas as juventudes são atingidas por isso.
*com a colaboração do jornalista Aluysio Abreu Barbosa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]