A Carne é Fraca Para Quem É Fraco
19/03/2017 12:24 - Atualizado em 19/03/2017 12:24
Por Marcio Ceccantini
Como profissional na área de produção de carne, sinto-me na obrigação de trazer algumas colocações sobre a última ação da PF:
1- Sou totalmente a favor de ações da Policia Federal pelo combate a corrupção!
2- As acusações que recaem sobre várias fabricas do setor, não são uma pratica do setor. Vejam que após 2 anos de investigação, temos 21 fabricas autuadas sobre um total de 4.837 fabricas e frigoríficos no pais. Ou seja menos de 0,5% está sendo autuada. E estas plantas representam menos de 2% da produção brasileira de carne.
3- Os produtos sob suspeita são basicamente os industrializados como salsicha e linguiça. Nada tem a ver com a carne in natura que consumimos, como um bom bife, pernil ou peito de frango.
4- O uso de miúdos ou partes é permitido e limitado pela Ministério da Agricultura, e deve ser respeitado. Lembrem-se que boas feijoadas levam estas partes. Obviamente quem não respeita os limites deve ser autuado. Porém o limite se dá por uma questão de transparência e não sobre algum problema em consumi-las.
5- Ácido ascórbico é vitamina C e é usado na indústria de alimentos como conservante e realçador de sabor (comecem a ler rótulos, é importante).
6- O papelão era claramente para ser usado na embalagem e não no frango. Leiam o texto completo! Digo mais, se uma fábrica daquele porte tivessem que picar papelão, haveria uma fila de caminhões na porta entregando papel, e uma dezena de pessoas picando em maquinas especificas. Uma fábrica como a acusada processa centenas de toneladas por dia de carne. Colocar papelão seria uma operação fácil de se verificar.
7- A PF e a imprensa estão misturando corrupção para liberação urgente, sem inspeção, e o "criar dificuldade para vender facilidade", com os poucos casos referente a reais problemas de qualidade. Obviamente todos casos de corrupção devem ser julgados e devidamente punidos, assim como algum problema de qualidade. Mas não podemos condenar 4.837 estabelecimentos produtores e os cerca de 11.000 fiscais do Ministério da Agricultura pela acusação sobre 21 fabricas e 33 fiscais (0,3% deles).
7 - PAREM de generalizar! LEIAM as notícias! BUSQUEM informações CONFIÁVEIS! Saibam discernir as informaçoes que saem por aí!
8 - Certas mídias foram sensacionalistas e colocaram imagem de carcaças bovinas destinadas à carne in natura como sendo alvo do problema! Esta NÃO é a verdade! Temos uma produção de carne de qualidade reconhecida e aceita em mais de 150 países incluindo os restritos mercados da Comunidade Europeia, Japão e Estados Unidos. Mais, o Brasileiro nunca comeu uma carne de tão boa qualidade quanto a oferecida atualmente.
9 - As denúncias devem ser investigadas. Os casos de corrupção que pareceram-me claros nos fatos apresentados, devem ser julgados e os culpados presos, sejam do setor público como do privado. A Alemanha teve um escandalo de uso de carne de cavalo em embutidos, culpados foram punidos, mas o mercado preservado. A quem interessa que o mercado brasileiro seja desmoralizado?
ENTÃO NÂO POSSO ADMITIR QUE ANOS DE TRABALHO DE MILHARES DE PESSOAS EM PRÓ DE TERMOS UM ALIMENTO SAUDÁVEL, SABOROSO, SEGURO E DE QUALIDADE NUTRICIONAL EM LINHA COM AS MAIS IMPORTANTES NECESSIDADES HUMANAS SEJAM CONDENADOS PELO ERRO DE ALGUNS. QUERO PUNIÇÃO A ESTES, ASSIM COMO AO TODOS EMPRESARIOS E POLITICOS CORRUPTOS. NINGUÉM PAROU DE ENCHER SEU TANQUE DE GASOLINA, OU SAIU A DESTRUIR PONTES E ESTADIOS. EU VOU CONTINUAR APRECIANDO UM BOM PRATO DE COMIDA, COM CARNE BRASILEIRA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]