O ENCANTAMENTO VENDE
14/03/2017 00:42
VOCÊ É UM ESPECIALISTA EM VENDAS DE QUALIDADE

José Souto Tostes

Nós somos especialistas em vendas e em compras. Desde criança temos alguma lembrança das primeiras compras que fizemos para suprir nossos próprios interesses ou de familiares. Quem nunca foi no bar da esquina comprar alguma coisa? Essas lembranças e experiências nos tornam especialistas em vendas de qualidade. Pois desde criança começamos a compreender quem são os bons vendedores e o que eles fazem para nos encantar.
Apenas para exercitar, pare um pouco agora a leitura e pense nos estabelecimentos (lojas, bares, supermercados) que você sente prazer em comprar.

Eu sei que a grana tá curta, que hoje em dia comprar é quase um ato raro, que acontece apenas nos primeiros dias após termos recebido nossos salários, mas mesmo assim, como consumidores, somos todos especialistas em compras.

Se você parou e pensou, agora sabe que o diferencial de um estabelecimento que você tem prazer em comprar, para outro que você não gosta nem de passar na porta, são os vendedores, as pessoas que fazem o atendimento. Isso mesmo, o capital humano é que faz a diferença para o bem e para o mal.

E apesar de estarmos falando de uma constatação bem simples, nem sempre os empresários se atinam para esse detalhe, que passa despercebido e alguns estabelecimentos fecham as portas sem nunca terem feito essa avaliação tão importante.

Na condição de consumidor, sempre diferenciei os estabelecimentos comerciais, aqui inseridos os prestadores de serviço, que atendem bem, daqueles onde o atendimento "deixa a desejar".

Incrível que se pensarmos de forma mais ampla, esse atendimento bom é aplicável a profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, escolas, cursos, empresas de telefonia e tantas outras que a vida nos leva a um dia manter contato.

Dessa forma, o engenheiro do futuro não deverá preocupar-se apenas em conhecer os mistérios de um bom projeto, mas também da forma de atender o seu cliente, que visita o seu escritório por algum motivo.

Não sei se todas as faculdades mantém cadeiras voltadas para a qualidade de atendimento do profissional que está em processo de formação, mas conheço cursos onde existem cadeiras tratando da ética no trabalho e na qualidade do atendimento.

Se no exercício proposto no início do texto você visualizou os atendimentos ruins que enfrentou ao longo de sua vida de consumidor, você se deparou com profissionais arrogantes, sem paciência e até incapazes de dar uma resposta às suas expectativas na busca pelo serviço ou projeto pretendido. Até no consultório médico você pode visualizar esse problema, local onde o profissional da medicina está sempre apressado, não tendo tempo para dedicar sequer uns minutos para explicar claramente o diagnóstico do seu problema de saúde.

O profissional do futuro será dotado de conhecimento não só para sorrir ao cliente, como explicar com clareza e estabelecer um relacionamento onde reina a empatia, além da simpatia e da disposição para ouvir, entender e depois explicar, sanando as dúvidas, angústias e preocupações de quem o procura.

O atendimento com foco exclusivo no cliente será uma exigência do mercado competitivo, onde, num prédio de salas comerciais você se depara, no mesmo andar, com vários profissionais da mesma especialidade do que você está procurando e a opção por buscar o profissional do lado, será uma constante.

O consumidor do futuro é exigente, quer qualidade no atendimento, explicações claras, além do encantamento do local onde o atendimento ocorre, limpeza, respeito ao horário, cortesia e demonstração de domínio do assunto tratado.

Se você é profissional, se tem uma pequena loja, se está entrando no mercado de trabalho, pense sobre o atendimento que tem dado ao seu cliente. E a forma de avaliar é muito simples, até clichê. Coloque-se no lugar de quem está sendo atendido por você. Pense se o atendimento que você está dando, superaria suas expectativas caso você fosse o atendido.

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    Nino Bellieny

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