O VEREADOR E A IMPRENSA ITAPERUNENSE
13/03/2017 18:39 - Atualizado em 13/03/2017 18:46
UMA SINUCA DE BICO
Imprensa é a designação do coletivo de produtores de notícias e informação, como rádios, revistas, jornais impressos, canais de tv e a mais recente de todas, as explosivas redes sociais, responsáveis pela maior mudança desde Gutenberg e a invenção da prensa tipográfica.
Com a internet a democratização da comunicação tornou-se um fato óbvio.
Qualquer pessoa pode arvorar-se ao direito de informar, como também de desinformar.
Mas isso não tirou do jornalista as prerrogativas conquistadas. Um bom operador da comunicação terá sempre espaço para seu trabalho e talento, sua ética e responsabilidade de informar o correto e não ser apenas mais um brincando de noticiar.
Bons profissionais se fazem durante anos e não necessariamente na faculdade de Comunicação. Não se trata de valorizar só a teoria ou a prática e sim, de ser peneirado pelo leitor, o grande juiz da opinião pública.
Em Itaperuna, como em qualquer cidade, têm-se excelentes nomes da imprensa, sem diplomas e com diplomas, como existem, infelizmente o contrário.
O que não se pode é generalizar e isso serve para qualquer crítica de qualquer profissão.
Na semana passada, o vereador Glauber Bastos-PSDC, usou a tribuna da Câmara Municipal de Itaperuna para reclamar com razão, da Imprensa local e dizer que foi procurado por dois profissionais ofertando préstimos para uma divulgação privilegiada em troca de 50 reais um e 200 reais outro, chamados pelo edil de "capilé". 
( Veja ao final deste artigo o que o vereador disse)
O jovem político não errou ao revelar as propostas. É um direito dele pronunciar-se sobre qualquer assunto considerado importante para a comunidade. O erro foi outro e consistiu na generalização, quando passou-se a ideia de que toda Imprensa itaperunense age assim. E não é. Maior exemplo é o do próprio pai do Glauber, editor de jornais e pessoa respeitada no meio.
Ao misturar as estações, sem dizer que há exceções, ele deixou todos no mesmo balaio.
Talvez tentando ser elegante, tenha optado por não dizer e na sua prevenção, atingiu sem querer em cheio à toda classe.
Glauber é hoje o vereador de maior evidência em Itaperuna. Domina com categoria as redes sociais, é destaque pelos projetos e pela exuberância natural da juventude em mostrar serviço. Suas postagens ganham dezenas de curtidas, é um político cheio de boas intenções e tem uma vasta estrada pela frente. 
Assim como Marcos Vinícius de Oliveira Pinto, hoje prefeito de Itaperuna saiu da Câmara, Glauber pode chegar à Casa-Grande um dia. Tem condições para isso. Os próximos anos anos dirão.
Agora, espera-se que ele, revele por inteiro a história do "capilé", fazendo as necessárias ressalvas. Dará também aos acusados, a chance de defesa. 
Do contrário, deixa este Blog, pelo menos, em uma sinuca de bico:
Em caso de publicação de uma notícia agradável sobre o vereador, houve pagamento?
Se não foi publicado, é porque não pagou? Também ao contar-se algo verídico e desabonador, será por falta de acerto?
Enfim, essas dúvidas serão sanadas e o fluxo da Comunicação seguirá normalmente depois de retomadas devidamente pelo vereador. Assim esperamos todos nós militantes da eterna causa da informação ética, responsável e profissional.
A DENÚNCIA DO VEREADOR POSTADA EM SEU PERFIL NO FACEBOOK
"EM ITAPERUNA É ASSIM: SE VOCÊ NÃO DÁ O CAPILÉ PARA IMPRENSA TOMA PANCADA! Comigo não tem a gorjeta! Outro dia um me pediu 200 reais e outro me pediu 50 reais para divulgar de forma positiva o que eu falo na TRIBUNA. Se liguem a POLÍTICA ESTÁ MUDANDO E ATRAVÉS DOS NOVOS POLÍTICOS! Não entro nesse jogo ANTIGO!
Nesse discurso propus a criação da Coordenadoria da Juventude e da Mulher, indiquei um novo modelo de atuação para atender os jovens da cidade e a notícia que sai é essa! Aproveitam que estamos em um processo delicado de troca de empresa de lixo para bater de forma oportunista! Podem bater NÃO DOU E NEM DAREI DINHEIRO PARA IMPRENSA COMPRADA! Podem me bater, continuarei respondendo com TRABALHO! Um forte abraço a todos amigos e amigas que me acompanham e estão vendo o meu trabalho com seriedade e transparência!"

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]