Debate sobre nomeações em SJB tem de ser superior aos interesses próprios
23/03/2017 22:07 - Atualizado em 23/03/2017 22:09
/
Embora a prefeita Carla Machado (PP) tenha anunciado a redução de 20% nos cargos comissionados, sempre que novas portarias saem no Diário Oficial há contestações. Nesta quinta-feira (23), por exemplo, foram cinco publicações. Aí, quem no governo passado dizia que, respeitando o limite, nomeações são necessárias, agora diz que há uma "farra" de nomeações. E quem criticava a "farra" das nomeações na gestão passada, diz que as atuais são necessárias. É preciso que o debate vá além disso, ultrapasse questões pessoais.
Por óbvio, para funcionamento da estrutura administrativa sempre será necessário que alguns sejam nomeados em cargos comissionados e outros designados para funções gratificadas. Cabe somente ao prefeito tais escolhas (sejam as que agradam ou não à população).
O que é direito do povo saber — e fica aqui o pedido à atual gestão, já que a anterior não fez — é o peso real que todas as nomeações geram para a administração. Mostrar o número de cargos comissionados, funções gratificadas e o impacto disso nas contas públicas. É salutar, também, o debate acerca da necessidade de enxugar a máquina administrativa e, imprescindível, que haja uma reforma para adequação à nova realidade econômica.
Se não tem mais receitas como antes, não há motivo para se manter um número alto de secretarias, superior ao da capital fluminense, em um município que não é territorialmente tão extenso e conta com uma população inferior a 40 mil habitantes.
A transparência e o debate aberto sobre esses temas fazem parte da ideia de mudança que levou mais de 22 mil eleitores a escolher a atual prefeita na disputa contra o ex-ocupante do cargo.
Em tempo — As nomeações desta quinta não estão no site da Prefeitura. Confira as portarias publicadas, com efeitos retroativos a fevereiro:
Marcos André Riscado de Brito, CCE na Coordenadoria e Auditoria de Controle Interno
Luis Fernando de Alvarenga Leandro, exonerado como subcontrolador em Auditoria e Contabilidade (CCE-1); nomeado Subcontrolador Jurídico (CCE-1).
Liana Pontes dos Santos, CCE-1 junto à Coordenadoria e Auditoria de Controle Interno
Marília Gabriela Rodrigues Maciel, CC-5 junto ao Gabinete da prefeita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]