DETOX DA ALMA...
27/03/2017 10:04 - Atualizado em 27/03/2017 10:04
 
Em tempos de tanta dieta detox, vale a pena investirmos no detox da alma... na quaresma tempo próprio para refletir, repensar, redirecionar, converter pensamentos e atitudes, um detox, uma limpeza de maus pensamentos, pessimismo, falta de valores, se torna alimento imprescindível destes tempos difíceis!
Todos nós passamos por períodos de “inverno”, é nestes longos invernos, que temos que atravessar a dureza que o inverno nos impõe... Assim como na natureza, nos longos invernos, as sementes adormecem e tudo fica árido!
Porem, as sementes continuam lá! Invernando, se fortalecendo, pois para tudo temos um tempo... Um tempo de Deus... Assim como as Ilhas Cagarras, na praia de Ipanema, em dias nublados, não a avistamos da praia... o que não significa que não estejam lá! Então para atravessarmos o longo inverno precisamos de persistência, determinação, competência e fé... Mas principalmente, precisamos ser otimistas, bem humorados, atrair as energias boas, sem deixar nos contagiar pelo pessimismo. Precisamos enxergar além do que os nossos olhos vêem.
Penso que vivemos no mundo e em nosso país, em longo inverno. O mundo passa por um total desequilíbrio. A situação dos refugiados deixa claro este longo inverno. Ter que abandonar sua casa, sua pátria, famílias parte das crianças órfãs, milhares e milhares de pessoas fugindo sem saber para onde ir... No Brasil, vivemos uma crise moral, em que os valores estão sendo colocados à parte.
Falta humanidade, valores, caráter... E são estes valores, que temos que alimentar, junto à esperança de dias melhores, porque nós podemos mudar o curso da história... Às vezes, estamos tão concentrados na dificuldade da nossa escalada que nos esquecemos de agradecer simplesmente por temos uma montanha para escalar.
“Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve para montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer-se de algumas, e a isso chamamos de "passou". Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro.” Martha Medeiros
E é no amálgama deste quebra-cabeças que entra a nossa fé. O verdadeiro sentido da nossa vida, que nos norteia e nos mostra o quanto vale a pena lutarmos para restabelecermos a nossa paz, a nossa tranquilidade, o nosso equilíbrio, a nossa harmonia interior.
E ainda que os invernos venham... e com eles os seus solstícios (paradas do sol em sua trajetória)... ainda assim ficamos com a certeza de que os invernos são antecedidos pelo outono e precedidos pela primavera. Possibilitando-nos reciclar as nossas emoções antes do inverno, nos outonos da vida, tempo de deixar sair de nós tudo que não vale a pena levarmos em nossos corações... e após o inverno... nos alegrarmos com a chegada da primavera que nos encanta os olhos e as emoções com a beleza e a suavidade que as flores nos trazem...
Sentir-se grato o tempo todo, não é fácil. Mas é justamente quando você se sente menos grato que mais precisa daquilo que a gratidão pode lhe dar: Perspectiva.
E é exatamente isto que precisamos: Olhar com olhos de perspectiva – ver longe, ver ao longo, ver com olhos de esperança, ter atitudes otimistas para alterar toda e qualquer vibração negativa em positiva.
Que possamos então “quaresmar” sem perder a perspectiva em dias melhores, em momentos de alegria em nossas vidas, na união da família, no querer bem que contagia, na palavra que acolhe e socorre, no ombro amigo que podemos sempre emprestar, nas palavras que aliviam as dores alheias, nas vibrações positivas que podemos endereçar aos que nos cercam, em ter um coração amoroso e grande o suficiente para amar a todos que estão em nossas trilhas, na certeza de que mesmo em períodos de detox da alma, jamais seguimos sozinhos.
O maior benefício da esperança e da gratidão, é que para senti-las, temos que deixar nosso ego de lado. E o que floresce é a compaixão e uma compreensão maior da vida. Porque por piores que sejam os momentos, eles passarão. Nada dura para sempre.
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]