Primeiro eclipse solar de 2017 no domingo de carnaval
24/02/2017 20:08 - Atualizado em 28/02/2017 15:55
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, promoverá no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, observação do primeiro eclipse solar de 2017, neste domingo, das 9h às 13h. O segundo e último acontecerá somente no dia 21 de agosto.
O coordenador do Espaço da Ciência, Plínio Berto, esclareceu que o eclipse será visto com segurança, com a utilização de óculos especiais. “Olhar diretamente para o sol, sem proteção, poderá causar danos à visão”, alertou Plínio, confirmando a observação do fenômeno com orientação e explicação.
– Tendo em vista a crise financeira herdada da gestão anterior estamos articulando parcerias com diversas instituições, como o Clube de Astronomia Louis Cruls, disponibilizando para moradores, veranistas e turistas uma programação diversificada e de qualidade – disse o secretário de Meio Ambiente, Alex Firme.
O fenômeno do eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem direta da luz do Sol. “A previsão é que às 10h17min o eclipse parcial seja visualizado, e às 11h48min, o máximo. O término do eclipse acontecerá, às 13h18min”, detalhou Alex, lembrando que domingo é carnaval, mas também é dia de ficar “de olho no céu de Atafona”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS