O chamado 3
15/02/2017 11:27
(UM MATEUSINHO)
O retorno de Samara
Edgar Vianna de Andrade
O chamado 3
 
Cansada da viagem que fez do Japão aos Estados Unidos, Samara já teve seus dias de glória, quando Gore Verbinski dirigiu sua versão estadunidense, em 2002, com Naomi Watts no papel principal. Ela saiu de uma ficção escrita por Koji Suzuki e passou a nos aterrorizar. Ai de quem assistisse a um filme em fita cassete, tecnologia talvez não mais conhecida pelos jovens, com a sua sentença fatal. O mundo está mudando muito rapidamente.
Logo depois de assistir ao filminho, a pessoa recebia uma ligação, ainda por telefone fixo, e morria no prazo de sete dias. Samara, uma menina de cabelos compridos e vestido longo, era a assassina. Tratava-se de uma criança atormentada pela morte prematura. Mas, quem desvendaria o segredo de Samara?
Essa tentativa é feita pelo diretor F. Javier Gutiérrez em “O chamado 3”, com roteiro do trio Akiva Goldsman, David Loucka e Jacob Aaron Estes com o famoso Gullermo del Toro, um dos produtores executivos. Samara estava quieta no seu reduto, Não incomodava mais ninguém. Para ressuscitá-la, era necessária uma equipe de alto nível, mas isso não aconteceu.
O roteiro é tortuoso e preciosista. Filmes dessa natureza exigem roteiro mais claro. A fotografia não tem a mínima ambição. Ela poderia ficar aos cuidados de Sharone Meir, como ficou, ou a cargo de um mero operador de smartfone. Idem com a montagem de Steve Mirkovich. Idem com o elenco, tendo à frente Matilda Lutz, no papel de Julia, e Alex Roe, como Holt. Quem menos aparece é Bonnie Morgan, como Samara.
Com pertinácia e coragem invulgares, Julia persegue Samara por caminhos insuspeitos para o público. Descobre-se que se trata de uma alma penada, filha de uma mulher mantida prisioneira e estuprada por um padre. Haveria a intenção de criticar abusos sexuais de clérigos? Se houve, não convenceu.
Tudo ia bem. Parecia que Julia havia resolvido o problema da atormentada Samara e nós, mortais, estaríamos livres de seus vídeos, telefonemas e assassinatos. Começávamos a ficar gratos a Julia por desvendar tudo e libertar Samara e os espectadores de um possível “O chamado 4”. Mas as notícias não são das melhores. No final do filme, Samara mostra que não está contente e deixa em aberto um próximo episódio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aristides Soffiati

    [email protected]